
O Sesc promoveu, nesta quarta-feira (27), mais uma edição do Dia do Desafio em Taquara, mobilizando diferentes espaços da cidade com atividades voltadas à prática de exercícios físicos e à promoção de hábitos mais saudáveis. Ao longo do dia, a programação contou com ações em empresas, escolas, prefeituras, associações e outras instituições do município.
Entre as atividades realizadas, um jogo de câmbio reuniu integrantes do programa Maturidade Ativa de Taquara e Igrejinha no Ginásio Tancredo Neves, às 14h. A modalidade, semelhante ao voleibol, é adaptada para o público com mais de 60 anos e busca estimular a prática esportiva de forma segura.
Segundo a coordenadora do programa Maturidade Ativa do Sesc Taquara, Vanusa Reis, o câmbio faz parte das atividades desenvolvidas regularmente com os grupos atendidos pelo Sesc. Ela explica que a modalidade foi pensada para respeitar os limites físicos do público idoso, mantendo o incentivo ao movimento e à socialização.
Ela destacou que o esporte adaptado prioriza movimentos mais leves e controlados, reduzindo o impacto físico durante as partidas.
“Esse tipo de voleibol adaptado tem como base a redução de impactos. Os passes são mais lentos, a ideia não é correr nem sacar com força, mas adaptar o jogo para que não haja tanto impacto e para que elas consigam praticar a atividade de fato”, explicou.
Além da atividade física, a coordenadora ressaltou o caráter social da programação, que promoveu o encontro entre participantes de diferentes municípios.
“Hoje, além da integração, já que estamos recebendo o grupo de câmbio de Igrejinha, a proposta é justamente promover o movimento, algo muito importante nessa fase”, comentou.
Sem “mesmice”
Participante do grupo, Lúcia Batista, de 72 anos, contou que passou a frequentar o programa após se aposentar e destacou a importância das atividades na rotina.
“Foi uma das melhores escolhas desde que eu me aposentei. Eu já frequentava a academia do Parcão, mas me convidaram para fazer parte do Sesc e eu vim, e estou adorando”, relatou.
Ela também destacou que, além da prática esportiva, o programa proporciona convivência social, encontros e atividades frequentes.
“Além do lazer, a gente tem atividade física e o convívio com todo mundo, o que é muito bom. A gente participa de confraternizações, muitos eventos e reuniões semanais”, disse.
Para Lúcia, o principal impacto das atividades está na manutenção de uma rotina ativa.
“Tu não fica parada, naquela mesmice. Está sempre participando de alguma coisa”, concluiu.
Além do jogo de câmbio, a programação do Dia do Desafio em Taquara seguiu ao longo da tarde e da noite com outras atividades abertas à comunidade. Às 17h15, o Sesc Taquara promoveu uma atividade de defesa pessoal e, às 18h30, ocorre uma ação de futebol feminino no Parcão, ampliando a mobilização em diferentes modalidades esportivas.


