Mês da Castração em Taquara encerra com evento na Praça Marechal Deodoro

Serão apresentados os dados da iniciativa no Município, além de show musical e lançamento de nova campanha.
Publicado em 23/11/2021 15:50 Off
Por Alan Júnior
Foto: Magda Rabie/Prefeitura de Taquara

Neste sábado (27), haverá o fechamento do Mês da Castração em Taquara. Na Praça Marechal Deodoro, será apresentado o balanço do mutirão de castrações realizado pela Prefeitura de Taquara, em parceria com veterinários voluntários. O evento será a partir das 15h, com a presença da prefeita de Taquara, Sirlei Silveira, autoridades do Município, Parlamento Metropolitano de Proteção, Direito e Bem-estar animal, e a secretária da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social do Rio Grande do Sul, Regina Becker. Além disso, a população poderá conferir atrações como um show musical e uma feira de adoção.

Serão divulgados os dados completos de castrações realizadas no Município pelo Castramóvel, voltado para fêmeas em situação de rua, fêmeas abandonadas, famílias cadastradas junto ao Desenvolvimento Social, e residências com mais de dez animais da mesma espécie. Segundo o coordenador da Defesa Civil de Taquara, Matheus Modler, graças ao mutirão de novembro, 50 animais receberam o procedimento. E desde a retomada do serviço pela Administração Municipal, em julho, 85 fêmeas já foram castradas. “A meta é que, até o final do ano, possamos conseguir entre 100 e 120 cirurgias”, complementa.

Repasse do Estado e lançamento de campanha

Também neste sábado, será lançada em Taquara a campanha “Melhores Amigos – Bicho sente como a gente”, da Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social do Rio Grande do Sul. O Município foi contemplado pela pasta, que anunciará no evento o repasse de R$ 34 mil para a realização de mais castrações. A secretária Regina Becker estará presente no evento para fazer o anúncio oficial. “Com esta verba, temos a estimativa de fazer 500 castrações em um período de seis meses. A causa animal é uma prioridade da Administração Municipal, pois precisamos também proporcionar saúde e bem-estar aos cães e gatos de nossa cidade, e fazer todos os esforços para o controle de zoonoses”, destaca a prefeita de Taquara, Sirlei Silveira.

Matheus frisa que iniciativas como esta permitem que a população reconheça a importância dos cuidados com os animais, e que saibam que há responsabilidades civis e criminais em caso de maus tratos. “As pessoas precisam compreender que a conduta adotada em certos casos pode ser configurada como maus tratos. Por essa razão que, além das castrações, estamos oferecendo uma série de instruções, para informar os moradores, e formar consciência neles, com relação ao direito do animal de ter uma vida com qualidade”, explica.

Demais atrações

O encerramento do Mês da Castração também terá o show com o grupo SRD (Sem Raça Definida), feira de adoção de animais com voucher de castração gratuita, estande educativo da Polícia Ambiental de Taquara e ponto de coleta de ração. “Será uma tarde encantadora para reforçar a valorização dos cuidados com os animais daqui de Taquara. Convido a todos os moradores a prestigiarem o evento deste sábado”, completa a prefeita.

A população com renda familiar de até dois salários mínimos poderá fazer no evento o seu cadastro para a castração de fêmeas. Para o procedimento, é necessário levar documento de identificação, comprovante de residência em nome do requerente, e comprovante de renda próprio e das demais pessoas que moram na mesma casa.

>> Deixe sua opinião: