Mês de setembro traz ações alusivas ao Dia da Árvore em Taquara

Promoção é da Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Educação, Cimol e RGE
Publicado em 09/09/2021 14:30 Off
Por Alan Júnior
Foto: Divulgação/Brasilescola

O Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro. Com o intuito de promover a conscientização da comunidade taquarense, a Secretaria Municipal de Planejamento, Meio Ambiente e Captação de Recursos promoverá ações alusivas neste mês em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece); com a Escola Técnica Estadual Monteiro Lobato (Cimol) e com a Rio Grande Energia (RGE). 

As ações, que acontecem a partir da próxima semana, englobam o plantio de mudas de Pau-brasil, a adesão ao projeto “Arborização mais Segura” e a inscrição de interessados em receber gratuitamente mudas de árvores nativas para plantio nos passeios públicos ou em áreas privadas no Município. 

Plantio de mudas de Pau-brasil

Em parceria com a Smece e com o Cimol, a Secretaria de Meio Ambiente estará realizando o plantio de mudas de Pau-brasil nas escolas e áreas públicas da cidade. Serão instaladas placas com o nome da árvore e um QR code com informações sobre a espécie, as placas serão elaboradas e confeccionadas pelos alunos dos cursos “Técnico em Móveis” e “Técnico em Meio Ambiente” da instituição de ensino. 

“A ação visa tornar mais conhecida a espécie símbolo do nosso país que está ameaçada de extinção, integrando o mês de setembro em que se celebra o dia da Independência do Brasil, o dia da Revolução Farroupilha e o dia da Árvore, no contexto do tema municipal da 84ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria Identidade e Pertencimento: uma educação para todos”, observa a bióloga da secretaria, Fabiana Albring Thiel.

Arborização Mais Segura

Outro projeto que começa a ser trabalhado pela Secretaria de Meio Ambiente é o “Arborização Mais Segura”, desenvolvido pela RGE. A intenção, segundo conta Fabiana é efetivar a revitalização da arborização urbana de Taquara, através de ações de substituições de árvores que estejam oferecendo riscos ao sistema elétrico da RGE e pela compensação por meio de plantios de árvores de porte adequado, nos mesmos locais da vegetação anterior ou em outras áreas a serem definidas. “Essas ações serão realizadas de forma gradual e terão acompanhamento técnico em todas as suas fases”, explica a bióloga.

Quer ganhar mudas de árvores nativas? Cadastre-se.

Quem tem interesse em fazer o plantio de mudas de árvores nativas nos passeios públicos ou em áreas privadas no Município, pode se cadastrar no portal da Prefeitura de Taquara (https://www.taquara.rs.gov.br/), na aba Meio Ambiente (ao lado direito da página) aí é só clicar em Doação de Mudas no menu principal que fica ao lado esquerdo e preencher o formulário com seu nome, endereço, telefone, e-mail, quantidade de mudas e o local de plantio: passeio público com fiação elétrica, passeio público sem fiação elétrica ou área privada. 

As mudas serão doadas quando tiverem disponíveis na Secretaria de Meio Ambiente que priorizará os interessados no plantio em passeios públicos. “Quando a Secretaria de Meio Ambiente tiver mudas disponíveis para doação, entrará em contato com os cadastrados e quem tiver interesse em doar mudas pode entrar em contato pelo e-mail arborizacao@taquara.rs.gov.br”, salienta a bióloga Fabiana.

>> Deixe sua opinião: