Geral
  TEMPO CHUVOSO

Metsul alerta para chuva de um mês em apenas um dia no começo desta semana

Na segunda (04), a instabilidade prossegue em diversas regiões gaúchas, especialmente em horas da madrugada e da manhã.
Imagem: Metsul

A MetSul Meteorologia reforça o alerta sobre chuva volumosa em parte do Rio Grande do Sul no começo da semana. Os acumulados de precipitação em algumas cidades devem ser muito altos com probabilidade de chuva torrencial em alguns momentos. Haverá municípios em que a chuva em apenas 24 horas será equivalente à média do mês inteiro de abril.

Este novo episódio de instabilidade mais ampla teve início ainda neste sábado (02), quando nuvens ingressaram a partir do Nordeste da Argentina com chuva avançando da província argentina de Corrientes para a Fronteira Oeste gaúcha no final do dia. Com isso, o sol ainda predomina neste sábado em todo o território gaúcho e o dia é aproveitável.

Neste domingo (03), o sol até aparece no começo da manhã em algumas áreas mais a Leste do Estado e durante a tarde mais ao Norte gaúcho, mas chove desde cedo no Oeste. Entre a madrugada e manhã, a chuva avança pelo Rio Grande do Sul de Oeste para Leste e atinge todas as regiões. Da tarde para a noite, a instabilidade predomina no Estado. Alerta-se para o risco de chuva localmente forte com raios em alguns pontos e ocasional granizo isolado.

Na segunda, a instabilidade prossegue em diversas regiões gaúchas, especialmente em horas da madrugada e da manhã, mas ao longo do dia o tempo tende a melhorar em diversas áreas do Estado com o deslocamento da instabilidade para Santa Catarina e o Paraná. No Norte gaúcho, a chuva pode cair do começo ao final do dia. Persiste o risco de chuva localmente forte a torrencial com altos volumes em alguns municípios.

Fonte: Metsul Meteorologia