
Na terça-feira (1º), durante a primeira sessão de retorno do recesso parlamentar, os vereadores de Parobé aprovaram duas moções de apoio. A primeira diz respeito à PEC 295 /2023, que institui a proteção e imutabilidade dos símbolos do Estado do Rio Grande do Sul, e a segunda é sobre o programa de Escolas Cívico Militares no RS.
Conforme o vereador Betinho (PDT), presidente do Legislativo de Parobé e propositor da moção de apoio à PEC 295/2023, o documento foi elaborado com o objetivo de destacar a importância da preservação dos símbolos gaúchos.
“A Bandeira Rio-grandense, o Hino Farroupilha e as Armas Tradicionais representam uma tradição cultural profundamente enraizada em nosso povo, simbolizando nossas origens e refletindo a identidade e pertencimento da nossa sociedade. Portanto, é fundamental que esses símbolos não sejam alvo de alterações artificiais e infundadas”, defende o presidente da Câmara de Vereadores de Parobé.
Já a moção de apoio às escolas cívico-militares, apresentada pelos vereadores Henrique dos Santos (Republicanos) e Gilberto Gomes (PDT), tem como proposta encorajar o Executivo a promover parcerias com os governos federal e estadual, além de outras ações para garantir esse modelo no município.
“Reconhecemos que o programa tem obtido resultados positivos em diversos aspectos, como melhoria na aprendizagem e fortalecimento dos laços familiares”, declaram os proponentes.
Na mesma sessão, outros 10 projetos de lei começaram a tramitar, entre propostas do Executivo e de vereadores, incluindo quatro textos que serão apreciados em regime de urgência, em sessão extraordinária convocada pelo presidente para esta quinta-feira (03), no período da tarde, logo após o término das comissões.


