
Aos 20 anos, a moradora do bairro Águas Brancas, Angela Beatriz Olinto, vem ganhando destaque nacional com um projeto desenvolvido durante a graduação em Pedagogia na CENSUPEG, polo de Igrejinha. O trabalho, intitulado “Dificuldades Invisíveis: o impacto dos transtornos não identificados no ambiente escolar”, foi um dos projetos reconhecidos com o Selo Empreendedor Social 2026, premiação concedida aos melhores Projetos Inovadores Profissionais de Aprendizagem (PIPA) da instituição.
A iniciativa ganhou grande repercussão nas redes sociais durante o período de votação, alcançando mais de 300 mil visualizações e mobilizando milhares de pessoas. Angela entrou para a história da faculdade ao conquistar o maior número de votos já registrado na premiação, somando 5.307 votos.
O Selo Empreendedor Social reconhece projetos desenvolvidos por acadêmicos da CENSUPEG alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, valorizando iniciativas com impacto social positivo, criatividade, inovação e compromisso com a transformação da comunidade.
O projeto surgiu a partir da vivência da acadêmica em estágio escolar e da percepção sobre a dificuldade de compreender e identificar sinais de transtornos e dificuldades de aprendizagem em crianças. A proposta consiste em um website voltado, inicialmente, ao apoio de professores, reunindo conteúdos informativos e acessíveis sobre transtornos como TDAH, autismo, transtorno opositor desafiador (TOD), ansiedade, dislexia e descalculia. A plataforma disponibiliza artigos, orientações e materiais produzidos com base em informações de profissionais especializados, auxiliando educadores a entender melhor os sinais, características e formas de acolhimento no ambiente escolar.
Segundo Angela, a proposta busca contribuir com o olhar dos educadores diante de comportamentos e dificuldades que, muitas vezes, podem ser interpretados de forma equivocada.
“Durante o estágio, percebi situações em que alguns alunos apresentavam dificuldades de aprendizagem ou comportamento que mereciam um olhar mais atento. O projeto nasceu da vontade de oferecer aos professores um espaço de informação e apoio, contribuindo para mais compreensão, acolhimento e inclusão dentro da escola”, destacou.
O prefeito de Três Coroas ressaltou o orgulho do município em ver jovens talentos desenvolvendo iniciativas com impacto social tão significativo.
“É motivo de muito orgulho para Três Coroas ver uma jovem moradora conquistando um reconhecimento por um projeto tão humano e necessário. Mesmo sendo uma iniciativa ainda no início, já demonstra grande relevância social e um enorme potencial de transformação na educação”, afirmou.
Angela já trabalha na ampliação da proposta, com a intenção de envolver futuramente também equipes diretivas e famílias, fortalecendo ainda mais a rede de apoio aos estudantes.


