Geral

Moradores cobram solução um ano após acidente com van escolar em Taquara; veja o que diz a Prefeitura

Pais e comunidade realizaram manifestação para lembrar o caso e exigir providências da Prefeitura de Taquara
Foto: Divulgação

Um ano após o acidente com uma van escolar no Morro da Pedra, em Taquara, pais de alunos e moradores da região se reuniram no local, na terça-feira (18), para cobrar providências do poder público. A manifestação teve como objetivo evitar que o caso caia no esquecimento e reforçar a necessidade de melhorias na infraestrutura do local.

Ludmila de Mattos, mãe de uma das crianças envolvidas no acidente, destacou que a prefeitura havia prometido uma intervenção na ponte, como a realização de um aterro ou a construção de uma galeria, mas até o momento nenhuma obra foi realizada. Segundo ela, a situação continua afetando alunos das escolas Dona Leopoldina e Jorge Fleck, que precisam sair mais cedo de casa devido à impossibilidade de ônibus escolares passarem pelo trecho.

“A gente quer que seja feito alguma coisa o mais rápido possível, porque não é só pelo bem-estar das treze crianças do acidente, é por uma comunidade toda”, afirmou Ludmila.

Posição da Prefeitura de Taquara

Contatada pela Rádio Taquara, a Prefeitura de Taquara informou, por meio da assessoria de comunicação, que está buscando uma solução para o problema, que, inclusive, seguiu em tratativas realizadas nesta semana. A administração explicou que, para resolver a situação, está buscando a compra de um terreno vizinho ao ponto em que ocorreu a situação, de forma que os ônibus passarão a deixar as crianças dentro da própria escola e estacionarão de forma segura.

No ano passado, a prefeitura buscou o proprietário desse terreno, e conseguiu chegar a um acordo de valores. Contudo, ao iniciar as formalidades legais para a aquisição do imóvel, esbarrou na situação documental, uma vez que, formalmente, o terreno não está no nome do atual proprietário, que possui um contrato de compra e venda. Após as enchentes, houve concentração de esforços na resolução de alguns outros problemas, e a prefeitura retomou as negociações ainda no ano passado, mas o atual proprietário já não demonstrava a concordância com a venda.

Nesta semana, na terça-feira (18), a própria prefeita Sirlei Silveira e a equipe jurídica foram até a localidade e conseguiram convencer o proprietário do terreno a retomar a negociação, com o que ele concordou, segundo a assessoria da prefeitura. No entanto, será necessária a regularização documental do imóvel, com a localização dos herdeiros do antigo proprietário, para a formalização dos documentos que viabilizem a transferência à prefeitura. A administração informou que uma equipe da Secretaria de Educação está fazendo busca ativa dos herdeiros para essa regularização e já iniciou os trabalhos. A prefeitura pretende concluir esse trabalho nos próximos dias para viabilizar a sequência na resolução do problema apontado pelos moradores.