Educação Geral
  EDUCAÇÃO

Moradores do bairro Cruzeiro do Sul, em Taquara, recebem escola municipal de educação infantil

Emei Professora Rosana Cardoso atenderá cerca de 80 crianças em turno integral.

Os moradores do bairro Cruzeiro do Sul, em Taquara, agora contam com uma escola municipal de educação infantil, inaugurada nesta quinta-feira (31). A Emei Professora Rosana Cardoso, na Rua Treze de Maio, n° 256, fica em um imóvel de 250 metros quadrados de área construída, comprado em 2021 pela atual Administração Municipal, e atenderá cerca de 80 crianças em turno integral sob direção da Raquel Melo.

O investimento no imóvel foi de R$ 450 mil, pagos à vista através de recursos via Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). “Enquanto fui vereadora, sempre ouvi demandas de pais e responsáveis por crianças do bairro solicitando a instalação de uma creche para atendê-los”, relembrou a prefeita Sirlei Silveira, que também mora no bairro. “Estou emocionada por poder fazer parte deste momento”, externou.

Redução na fila de espera

Com a inauguração, a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Carla Silveira, ressalta que a fila de espera por uma vaga na Educação Infantil do Município será ainda mais reduzida, embora já seja muito pequena. “Era uma Emei reivindicada pela população do Cruzeiro do Sul há muitos anos. Oportunizar aos seus moradores essa escola também qualifica a educação da nossa cidade”, completa.

Quem foi a professora Rosana

A Emei recebeu esse nome em homenagem à professora Rosana Cardoso, que atuou no Município de 1992 a 2009. Enquanto exerceu sua profissão, deixou grandes inspirações para todos os profissionais que compartilham da vocação para sala de aula. Rosana faleceu em 2009.

“Ela era linda, inteligente e tinha um coração muito bondoso, adorava sorrir para as pessoas e dar abraços fortes e gostosos. Enquanto trabalhava, ficava feliz em ver as crianças brincando e se divertindo com seus colegas e professores. Quando faltava comida na casa das crianças, ela dava um jeito de conseguir e levava até a casa delas. E se as crianças ficassem doentes, levava ao médico e lhes dava remédio até que ficassem bem”, destaca a professora Andréia Oliveira de Souza, atual diretora da Emei São João Batista, escola onde Rosana atuou entre 2002 e 2004 como professora e também gestora.

Metodologia de ensino

A proposta pedagógica das duas escolas terá a metodologia Reggio Emilia, que foi criada em uma região de mesmo nome no norte da Itália. Após a Segunda Guerra Mundial, as famílias que viviam nesta localidade passaram a colaborar com os educadores para o desenvolvimento de um sistema público de educação infantil. A proposta é considerada atualmente como uma referência mundial na abordagem para as crianças. “A implementação da Emei Rosana Cardoso vai beneficiar muitas famílias do Bairro Cruzeiro do Sul. Somos uma gestão empenhada em qualificar cada vez mais a educação em nosso Município”, celebrou a prefeita.

Fotos: Divulgação / Cris Vargas