Geral
  ADEUS GUERREIRA

Morre em Igrejinha a professora paralisada por AVC e que escreveu um livro com “piscares de olhos”

Valquíria Sohne se preparava para lançar seu segundo livro
Foto: Arquivo pessoal

Faleceu na manhã desta quarta-feira (20), em Igrejinha, Valquíria Sohne, a professora que, mesmo paralisada após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), escreveu um livro com “piscares de olhos”.

Como sequelas do AVC sofrido em 2012, após o parto do seu filho, Valquíria havia perdido todos os movimentos e a fala. Desde então, sua única forma de comunicação era através dos olhos, por meio de um método utilizando o piscar.

Apesar da gravidade do seu estado de saúde, as funções cognitivas do seu cérebro haviam ficado preservadas e, diferente da maioria dos casos, a igrejinhense não havia perdido a memória ou disfunções relacionadas à capacidade de compreensão, concentração e raciocínio lógico.

Mesmo vivendo acamada e se comunicando apenas com os olhos, Valquíria lançou o livro “Tudo Aconteceu num Piscar de Olhos” em 2018, após escrevê-lo por meio de um processo lento e dependente de auxiliares, feito através da confirmação alfabética.

Aos 46 anos, Valquíria se preparava para lançar seu segundo livro, intitulado “Minha Vida, Minha Fé – Num Piscar de Olhos”, em um evento que ocorreria no dia 07 de maio, no Parque de Eventos Almiro Grings.

O corpo da igrejinhense está sendo velado na Capela Mortuária Martin Luthero, na sala 3, e o sepultamento será na quinta-feira (21), às 11h, no Cemitério Evangélico Martin Luthero de Igrejinha.