Geral Obituário

Faleceu, nesta quarta-feira (22/12), o taquarense Régis Gonzaga, professor e fundador da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga. Aos 71 anos, ele foi vítima de uma cardiopatia isquêmica. Em momento oportuno, a família informou que divulgará detalhes sobre sua despedida. Régis esteve mais de cinco décadas em sala de aula e 25 anos à frente da fundação que ajudou a criar, ao lado de sua esposa, Diza Gonzaga.

Regis Gonzaga era matemático formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Fundador e professor do Grupo Educacional Unificado, há mais de 50 anos estava em sala de aula, contribuindo para a formação de gerações.

Com sua esposa, Diza Gonzaga, em 1996 criou a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga e o Vida Urgente, com a missão de mobilizar a sociedade e os governos pela preservação da vida no trânsito.

Pai de Larissa, Carolina, Paula, Gérson, Vicente e Thiago, que inspirou a criação da Fundação, Regis Gonzaga é um dos professores de maior reconhecimento de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul, onde mais do que ensinar matemática, compartilhou com os jovens lições de vida e cidadania.

Como palestrante e conferencista, participou de congressos e eventos compartilhando tanto sua experiência como educador quanto o trabalho da Fundação Thiago Gonzaga em mobilização social, educação e na prevenção do trauma-trânsito. Para plateias jovens, sensibilizava sobre a importância do protagonismo juvenil na construção de uma sociedade melhor e a desmistificação da “cultura do herói”.