Mosmann Alimentos estuda proposta de patrocínio na revitalização da Casa Vidal

Administração de Taquara busca parcerias para viabilizar projeto junto à Lei de Incentivo à Cultura.
Publicado em 01/02/2018 14:10 | Atualizado em 01/02/2018 14:14 Off
Por Vinicius Linden

A administração municipal de Taquara segue apresentando a proposta de patrocínio para as empresas interessadas em fazer parte do projeto de revitalização da Casa Vidal. A Prefeitura informou, nesta quinta-feira, que está prestes a lançar a primeira etapa das obras. As empresas parceiras podem fazer o repasse do valor de parte do valor destinado ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Na manhã de segunda-feira, o projeto da de revitalização foi apresentado à empresa Mossmann Alimentos, de Parobé.

A Casa Vidal, prédio mais antigo ainda existente no município, construída em 1882, tem 1.491 metros quadrados e está localizada na rua Tristão Monteiro, próxima ao Palácio Municipal Coronel Diniz Martins Rangel, sede da Prefeitura. Desenvolvido pela Patrimonium Gestão e Produção Cultural e Forma Arquitetura, o projeto de revitalização prevê o restauro da edificação, seguindo todo o rigor técnico exigido pelas cartas patrimoniais internacionais, além da readequação dos espaços, que serão utilizados para atividades culturais.

Concluída a restauração do imóvel, a Casa Vidal passará a abrigar o acervo do Museu Municipal, do Arquivo Municipal e da Biblioteca Pública Municipal. O projeto de revitalização, que prevê ainda a instalação de salas para oficinas culturais, salas para exposição museológica, cafeteria e salas de apoio para atendimento ao público em geral, com elevador e locais de acessibilidade universal, tem o valor total de R$ 2,5 milhões.

Localizada em Parobé, a Mosmann Alimentos Ltda. conta atualmente com a colaboração de 200 funcionários internos e 60 atuando nas vendas externas, e produz uma gama de mais de 20 tipos de massas e biscoitos. Durante reunião com Paulo César Mosmann, industrial da empresa, o vice-prefeito de Taquara, Hélio Cardoso Neto, representando o prefeito Tito Livio Jaeger Filho, ocasião em que esteve acompanhado pela Gestora Cultural da Patrimonium, Cristina Seibert Schneider, explicou que as empresas parceiras aliarão sua marca a um projeto cultural inédito no Vale do Paranhana. “Esse tipo de restauração é inédita na região, pois deixaremos esse prédio histórico da mesma forma que ele era no momento de sua inauguração, reconstruindo as suas características originais”, esclareceu o vice-prefeito de Taquara.

Com o portfólio do projeto de revitalização da Casa Vidal em mãos, a diretoria da Mosmann Alimentos estudará nos próximos dias a possibilidade de contribuir com esse projeto, cadastrado na Lei de Incentivo à Cultura (LIC), além da alíquota do seu ICMS que poderia comprometer, de acordo com a Lei 13.490/10, que institui o Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais. Também participaram da reunião na sede da Mosmann Alimentos Ltda., que está localizada às margens da ERS-239, no bairro Conceição do Funil, em Parobé, o diretor de vendas da empresa alimentícia, Samuel Ruiz Mosmann; a diretora-geral de planejamento da Administração Municipal de Taquara, Josiane Cristina da Rosa; e Anderson Miguel Christ, assistente financeiro-administrativo da Patrimonium.

Reunião na sede da companhia, em Parobé, discutiu a importância do projeto de reforma do imóvel histórico taquarense. Divulgação/Cleusa Silva

>> Deixe sua opinião: