Noite cultural no CTG O Fogão Gaúcho homenageia escritora Jurema Chaves

Atividade em Taquara integra as comemorações da Semana Farroupilha.
Publicado em 12/09/2021 23:11 Off
Por Vinicius Linden

Marcando a programação da Semana Farroupilha em 2021, o CTG O Fogão Gaúcho, de Taquara, realizou, neste sábado (11), o evento intitulado “Regalos de Memórias”, contando com o lançamento presencial do livro “60 anos de Poesia”, da escritora Jurema Chaves. A programação especial celebrou a trajetória da premiada poetisa, declamadora, ativista cultural e compositora.

Foto: Lidiani Lehnen / Drops do Cotidiano

No evento, Jurema falou sobre a sua paixão pela poesia. “Nos momentos felizes, ela me anima, nos triste, é a poesia quem me abraça. Ela sempre me visita e faz morada independente de onde eu estiver. Ela chegou à minha vida e nunca mais me largou, é quem justifica tudo o que seu. Escrevo com a alma e as pessoas me conhecem quando me leem”, disse. Jurema brindou o público com uma declamação.

No palco, esteve acompanhada de Clara Lisiane Faccio, declamadora premiada e integrante do CTG Passo dos Tropeiros de Rolante; de Silvia Giovanini, declamadora premiada, de São Francisco de Paula e filiada ao CTG Porteira do Rio Grande, de Vacaria; e Márcio Herthal, declamador premiado e avaliador de rodeios. O bate-papo entre eles contemplou a importância da obra e de Jurema Chaves no tradicionalismo gaúcho.

O Padrão do CTG O Fogão Gaúcho, Auro Sander, ainda aproveitou para comemorar a volta dos eventos presenciais, realizados com todos os cuidados de prevenção à pandemia. “Estamos felizes em receber a Jurema Chaves aqui, por podermos fazer esta homenagem a ela aqui, retornando às programações presenciais. É uma alegria receber vocês nesta noite cultural e comemorativa. O CTG O Fogão Gaúcho é um galpão de porteira aberta e todos podem chegar”, destacou.

O “Regalos de Memória” teve, também, declamação com Luiza Tormes, primeira prenda juvenil da 22ª Região Tradicionalista e integrante do CTG Os Tauras da Colina; declamação da ativista cultural Jéssica Daiana; e participação do poeta, pajador e compositor Zeca da Silva. A coordenadora da 22ª Região, Carla Elisa Behs, também prestigiou a programação.

Foto: Lidiani Lehnen / Drops do Cotidiano

Jantar show

No próximo sábado (18), o CTG O Fogão Gaúcho dá sequência à programação da Semana Farroupilha. Haverá um jantar show com o grupo musical Paysanos. A abertura da noite será realizada pelos talentos da casa, com música e declamação. A janta será servida das 20h às 22h. Os cartões, ao preço de R$ 40,00 (individual), podem ser adquiridos com os membros da diretoria ou na secretaria do CTG.

Parceria na cobertura deste evento do site Drops do Cotidiano.

>> Deixe sua opinião: