Nova unidade básica de saúde é inaugurada em Parobé

UBS Vila Nova também atenderá moradores dos bairros Vila Feliz, Planalto e Fazenda Pires
Publicado em 10/09/2021 15:19 Off
Por Cleusa Silva
Fotos: Divulgação/Prefeitura de Parobé

No final da tarde de quinta-feira (09) ocorreu em Parobé a inauguração da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Vila Nova. A unidade, localizada na rua Adão Pires Cerveira, número 111, atenderá também os moradores dos bairros Vila Feliz, Planalto e Fazenda Pires.

Para a construção da nova UBS de Parobé, que tem uma área de 459,85 metros quadrados, foram investidos R$ R$ 829.248,69, nesta obra que beneficiará 6.500 moradores da região.  

Com a entrega da obra, a população agora é acolhida pela equipe de profissionais de saúde em um novo local, amplo e com infraestrutura adequada para um atendimento de maior qualidade aos residentes da região.

Segundo o prefeito Diego Picucha, com a entrega de mais essa obra de saúde, a Prefeitura de Parobé amplia o acesso aos serviços de saúde do Município para a comunidade local que, até o ano de 2018, recebia atendimento em uma unidade com estrutura física de 40 metros quadrados.

“Com a entrega desta Unidade damos mais um importante passo na estruturação da política pública de Saúde em nossa cidade. Parabenizo a toda a nossa equipe de profissionais que lutaram pela construção deste espaço, mesmo diante de todas as dificuldades que enfrentamos. Essa é a terceira unidade de saúde que entregamos à comunidade, somando com as UBSs Alvorada e Integração, inauguradas no ano passado e em plena atividade. Temos investido muito na Saúde, e seguiremos investindo muito mais, pois a saúde e o bem estar de nossa comunidade são nossas maiores prioridades”, destacou o prefeito de Parobé.

A secretária de Saúde Ana Elisa de Lima destaca que a unidade tem uma estrutura ampla, contando com 28 salas.

“Dentre as salas temos uma recepção ampla, um consultório odontológico, três consultórios médicos, um consultório de enfermagem, uma sala de triagem para aferição dos sinais vitais, uma sala de inalação e aplicação de medicamentos, uma sala de procedimentos, uma sala de imunização, uma sala de educação em saúde onde serão realizadas atividades em grupo com a população local, uma sala de gerência onde teremos uma gerente responsável pela UBS, sala de esterilização de materiais, expurgo, depósito de materiais de limpeza, copa e sanitários”, detalha a secretária.

Conforme a prefeitura de Parobé, a UBS Vila Nova ofertará os seguintes serviços de saúde à população local:

•Acolhimento e identificação da necessidade médica;

•Consultas médicas, de enfermagem e odontológicas;

•Visita e atendimento domiciliar;

•Vacinação;

•Ações de controle da dengue e outros riscos ambientais em saúde;

•Pré-natal e puerpério;

•Rastreamento de câncer de colo uterino (preventivo) e câncer de mama;

•Curativos e aplicação de medicamentos;

•Planejamento familiar;

•Teste rápido de gravidez, sífilis, HIV e hepatites;

•Prevenção, tratamento e acompanhamento de doenças sexualmente transmissíveis e de doenças infecto-contagiosas;

•Acompanhamento de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e doenças respiratórias;

•Ações de promoção de saúde e prevenção de doenças com a equipe de profissionais da UBS.

>> Deixe sua opinião: