Novembro Azul: Grupo São Pietro destaca história de Jorge Morales e a importância dos exames de rotina

Conheça o paciente que se deparou duas vezes com o câncer de próstata, superou a doença e hoje faz acompanhamento mensal com o médico urologista.
Publicado em 29/11/2021 15:34 Off
Por Alan Júnior
Fotos: Divulgação/Grupo São Pietro

Em meio ao Novembro Azul, campanha global de conscientização do câncer de próstata, o Grupo São Pietro Saúde destaca a importância de os homens envolverem na rotina hábitos saudáveis, exames preventivos e uma periodicidade de consultas na área da Urologia. No Brasil, a incidência de câncer de próstata representa pelo menos 20% dos casos de tumores na população masculina. A pandemia da Covid-19 ainda pode ter tornado esse cenário mais delicado, visto a queda inicial no número de atendimentos em especialidades médicas.

No caso do Grupo São Pietro Saúde, de acordo com os diretores Dr. Luciano Zuffo e Daniel Giaccheri, os meses iniciais de pandemia representaram uma diminuição de cerca de 60% no número de atendimentos de Urologia. Somente neste segundo semestre de 2021 que a procura voltou a uma normalidade neste sentido, com dados novamente positivos. Em âmbito nacional, o Ministério da Saúde registrou a queda de 55% das consultas de rotina e de 38% das biopsias de próstata, desse modo, projetando também um aumento médio de aproximadamente 22% de casos mais graves de cânceres.

Jorge Morales retirou a próstata e hoje vislumbra uma melhor qualidade de vida

Jorge Luiz Ribeiro Morales

O ano era 2010 quando Jorge Luiz Ribeiro Morales, Coronel do Exército aposentado, descobriu em exames de rotina seu índice elevado de PSA (Antígeno Prostático Específico), um dos métodos para detectar o câncer de próstata em homens assintomáticos. Na época com 56 anos de idade, ele iniciava naquele momento uma longa jornada de compreensão sobre o que é o tumor, as opções de tratamento e como retomar sua qualidade de vida.

“Levei uma ‘porrada’ psicologicamente quando descobri o câncer de próstata. Sempre fui saudável, fazia corridas diariamente na orla do Guaíba, buscava um equilíbrio também com uma alimentação diversificada. Fui atleta na minha juventude, não bebia, nem fumava. Nunca me vi como um possível doente, então isso foi muito difícil de absorver. Destaco como a família é fundamental, pois foi minha esposa quem me segurou nesse momento”, conta Jorge.

Com medo de fazer a cirurgia, Jorge buscou a braquiterapia (que consiste em colocar sementinhas com radioatividade dentro da próstata), um tratamento hoje pouco utilizado, mas que na época se mostrava promissor. Inicialmente, teve êxito: foram mais de cinco anos com o índice de PSA normalizado. No entanto, os exames de rotina voltaram a indicar a presença do tumor. “Tive mais um grande impacto psicológico neste momento, não conseguia acreditar. Posso dizer que passei todo meu ano de 2017 tentando, junto aos meus familiares, colocar a cabeça no lugar e me conformar que a cirurgia de retirada da próstata era o melhor caminho”, lembra.

Em 2017, Jorge Morales buscou pela primeira vez o Grupo São Pietro Saúde e passou a ser acompanhado pelo Dr. Luciano Zuffo, médico urologista e diretor da instituição. Dado o contexto, desmistificar a cirurgia para o paciente foi um dos principais desafios da equipe médica. “Encontrei o Dr. Luciano por necessidade e, aos poucos, ele conseguiu me transmitir a confiança de que esse era o melhor caminho para o meu caso”, conta Jorge. Em janeiro de 2018, foi efetivada com sucesso a cirurgia de retirada da próstata.

Desde então, Jorge Morales mantém consultas mensais ao urologista, visto que o cuidado continuado se faz essencial para quem já enfrentou a doença. Junto ao Grupo São Pietro Saúde, combate hoje alguns dos problemas comuns a quem já retirou a próstata, como a incontinência urinária. “Agradeço todos os dias por estar vivo e retomando a qualidade de vida. Vou a todas as consultas com minha esposa, que ajuda a tornar o ambiente mais leve. Graças a um atendimento médico impecável, fortalecido pela interação que existe entre eu, minha esposa e o Dr. Luciano, me coloquei em uma situação psicológica boa”, afirma.

Prevenção é o melhor tratamento

Dr. Luciano Zuffo, médico urologista e diretor da instituição.

De acordo com o Grupo São Pietro Saúde, todo o homem deve ir anualmente ao urologista desde a adolescência. A partir dos 50 anos de idade, esse check-up se torna ainda mais essencial, visto o aumento no risco de câncer de próstata – aos que possuem histórico familiar com a doença, o cuidado deve ser redobrado aos 45 anos.

“A idade é o principal fator observado entre os pacientes com câncer de próstata, além da hereditariedade e costumes alimentares. A prevenção se dá a partir de uma vida saudável, com baixa ingestão de gorduras animais, exercícios físicos regulares, perda de peso, combate ao tabagismo e à obesidade”, explica o Dr. Luciano Zuffo.

Grupo São Pietro Saúde é referência em Urologia no Sul

O Grupo São Pietro Saúde é especialista em Urologia, com mais de 2,5 mil atendimentos por mês na área. Referência no Sul do país, a empresa acompanha o paciente em todos os estágios do câncer de próstata – com urologistas qualificados para cirurgias abertas, laparoscópicas e robóticas. Assim, oferece para as pessoas a oportunidade de poder tratar um tumor da maneira mais apropriada para cada caso.

“É importante destacar que a próstata pode apresentar diversas patologias para além do câncer. É essencial manter uma periodicidade de consultas com o urologista, pois a melhor alternativa é sempre a prevenção. Em caso de ter um diagnóstico, o tratamento pode ser desde o acompanhamento do paciente (vigilância ativa), a cirurgia (aberta, laparoscópica ou robótica), até o uso de hormônio e quimioterapia para casos mais avançados”, explica o Dr. Luciano Zuffo.

A Urologia contempla o diagnóstico e o tratamento de patologias ligadas ao trato urinário de homens e mulheres. É uma especialidade clínica e cirúrgica que atua sobre próstata, rins, ureteres, bexiga, uretra, bem como diagnostica e trata as demais doenças do sistema urinário de homens e mulheres e do sistema reprodutor masculino.

O Grupo São Pietro Saúde possui uma equipe urológica multidisciplinar, ancorada por uma estrutura de ponta com os melhores equipamentos da atualidade. Conta com um dos únicos Pronto Atendimentos Urológicos do Rio Grande do Sul, no Day Hospital de Porto Alegre, além de unidades de Uro & Oftaltmo Center em Canoas e Taquara – com previsão de inaugurar, no primeiro semestre de 2022, um novo ponto de atendimento na área em mais uma estrutura diferenciada no litoral gaúcho.

Sobre o Grupo São Pietro Saúde

Há mais de 10 anos prestando serviços diferenciados, o Grupo São Pietro Saúde proporciona aos pacientes a melhor experiência, com atendimento de qualidade, inovação e humanização. É referência no Sul do Brasil em Oftalmologia, Urologia e Traumatologia, além de desenvolver um trabalho de excelência na gestão sênior, focada no bem-estar físico e mental da terceira idade. Com matriz e uma estrutura à frente de seu tempo no São Pietro Prime Day Hospital em Porto Alegre, conta com unidades de Uro & Oftalmo Center em Canoas e Taquara, clínicas de oftalmologia em Portão e Esteio, e unidades conveniadas ao SUS na Capital e Região Metropolitana. São Pietro Saúde – Cuidar Transforma. Saiba mais em: www.saopietro.com.br.