
Eleita no final de novembro, a nova diretoria da 22ª Região Tradicionalista (22ª RT) foi empossada recentemente, em evento realizado em Rolante. Ricardo Haag é o novo coordenador, em substituição a Leandro Pacheco, que continua na diretoria. Nesta segunda-feira, Ricardo concedeu entrevista ao programa Painel 1490, da Rádio Taquara, e falou sobre suas metas, junto com o tesoureiro Paulo Machado. Entre as principais iniciativas, está o incentivo à formação de lideranças jovens.

Ricardo contou que sempre gostou do tradicionalismo, mas não exercia funções da área. Com a participação dos filhos nas invernadas, acabou se envolvendo no CTG Passo dos Tropeiros, de Rolante, município em que reside. Com isso, assumiu funções na entidade, como tesoureiro, secretário e patrão. Paulo contou que sua ligação com o tradicionalismo existe desde a década de 70, quando começou a participar, ainda em Taquara, do antigo CTG Lanceiros da Tradição. Machado é um dos fundadores do CTG Sangue Nativo, de Parobé e, após alguns anos afastado das atividades, está retomando sua participação desde o ano passado, convidado pelo ex-coordenador Leandro.
Segundo eles, a 22ª RT é composta de 21 entidades, mais uma em formação, integrando os seis municípios do Vale do Paranhana. Para a organização das atividades, é realizada uma reunião mensal com os coordenadores, a fim de alinhar as ações. São vários os eventos que são acompanhados pela 22ª RT. Neste ano, no final de agosto, um grupo de cavalarianos saíra da região e irá até Esmeralda fazer a busca da Chama Crioula. No dia 1º de setembro, em Igrejinha, haverá a distribuição da centelha para as entidades da região. “Temos procurado, a cada anos, fazer este evento descentralizado, contemplando um município da região”, comentou Ricardo.
Ricardo diz ter muita preocupação com a transição na área tradicionalista, com entidades que têm dificuldades de dar sequência ao trabalho devido à falta de lideranças. Para tanto, ele disse que pretende trabalhar bastante para que os jovens se integrem as atividades visando a assumir cargos de direção. “Queremos incentivar a liderança, lembrando que o próprio grupo de jovens do Movimento Tradicionalista Gaúcho começou na região”, reforçou.
Um dos primeiros eventos deste ano será realizada no dia 7 de abril, com uma tertúlia regional, no CTG Sangue Nativo. O evento, a partir das 20 horas, terá a participação de artistas da região e apresentações das invernadas. A ideia, segundo Ricardo, é integrar os participantes de toda a região.
Coordenadoria Regional – Gestão 2018:
- Coordenador: Ricardo Haag
- Vice-coordenador: Leandro Pacheco
- Secretário: Edmilson Pires
- Tesoureiro: Paulo Machado
- Diretora de Cultura: Lisangela Haag
- Vice-diretora de Cultura: Katya Wingert
- Diretor Campeiro: Marcelo Moraes
- Diretor Artístico: Dinomar da Silva
- Vice-Diretor Artístico: José Luiz Feltes
- Diretor de Cavalgadas: Enesio Breyer
- Vice Diretora de Cavalgadas e Assessoria de Divulgação: Luciana Heitelvan
- Diretor de Esportes: Jair Galdino
- Diretor Depto. Jovem: Júlio Bartzen de Araújo
- Assessoria Jurídica: Carla Elisa Behs
Conselho fiscal:
- Sérgio Hirt
- Amarildo Groff
- Paulo Assis Castilhos dos Santos
- Darli Antônio Rabelo de Souza
- Marcos Fraga Clemi Pacheco
- Gersy Vieira De Almeida
Conselho de ética:
- Beto Santos
- Joaquim Oliveira
- Idercial Zambrano
- Leoveral Goulart Encarnação
- João Machado
- Ubiratan Guilherme
Entrevista em vídeo: