Geral
  FORMATURA

Novos alunos do Formar Igrejinha concluem capacitação na área do calçado

Novos alunos do Formar Igrejinha concluem capacitação na área do calçado
Foto: Divulgação/Prefeitura de Igrejinha

Promovido pela administração municipal, com o objetivo de oportunizar cursos gratuitos de qualificação profissional, o programa “Formar Igrejinha” realizou, no dia 13 de junho, a entrega dos certificados de conclusão dos cursos de Corte e Preparação para Calçados e Costura de Calçados, oferecidos no projeto Sapateiros de Igrejinha. A cerimônia aconteceu na sede do Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha (Sindigrejinha) e marcou a formatura da modalidade de iniciação profissional.

Conforme a prefeitura de Igrejinha, as aulas ocorreram entre os meses de abril e maio deste ano e foram ministradas pelo SENAI de Igrejinha. Ao todo, foram 21 alunos formados, 10 no curso de Corte e Preparação para Calçados e 11 no curso de Costura de Calçados.

Para o prefeito Leandro Hörlle, qualificar os cidadãos para garantir acesso ao mercado de trabalho é uma das prioridades da administração municipal.

“O aumento de postos de trabalho no setor calçadista traz a necessidade de garantir pessoas qualificadas para atender as demandas das empresas. Investir em formação é investir a contratação e a geração de empregos na cidade. Temos a certeza de que essa formação realizada trará bons resultados, tanto para a realização profissional dos alunos, quanto para o crescimento da nossa cidade”, afirma o prefeito de Igrejinha.

Os cursos na área calçadista são resultado da parceria entre o Município e o Sindicato da Indústria de Calçados, por meio do projeto Sapateiros de Igrejinha, que visa qualificar mão de obra para as suas empresas associadas e o SENAI/RS de Igrejinha, tendo como objetivo a qualificação dos cidadãos, o aprimoramento de suas funções ou o ingresso em uma nova profissão, gerando mão-de-obra qualificada para a cidade.

O vice-prefeito de Igrejinha, Joãozinho Lopes, que também participou da cerimônia, parabenizou todos os alunos que se formaram.

“O empenho na qualificação profissional é cada vez mais necessário, pois são portas que se abrem garantindo mais oportunidades e chances de melhoria de vida e de carreira. O Formar é um ótimo espaço para isso, e é uma alegria para a nossa Administração saber que Igrejinha conta com novos profissionais para atuar no setor calçadista”, diz Joãozinho.

O secretário de Administração e Desenvolvimento Econômico de Igrejinha, Willian Procksch, afirma que este é o terceiro curso de sucesso realizado no Município.

“Só em 2022 já formamos 70 pessoas através do Formar. Os cursos são feitos pensando nas necessidades atuais do mercado, por isso temos a certeza de que o setor calçadista analisa Willian.

O Formar Igrejinha é um programa oferecido pela Secretaria de Administração e Desenvolvimento Econômico do Município de Igrejinha, que tem como um de seus pilares a capacitação dos cidadãos, a fim de fomentar o empreendedorismo e a geração de emprego e renda na cidade.

Já o programa Sapateiros de Igrejinha, que pertence ao Sindigrejinha, tem a finalidade de qualificar a Classe de Sapateiros, agregando aumento na renda dos formados e empatia pela profissão.