Os artigos publicados no site da Rádio Taquara não refletem a opinião da emissora. A divulgação atende ao princípio de valorização do debate público, aberto a todas as correntes de pensamento.
Participe: jornalismo@radiotaquara.com.br
Publicado em 19/08/2021 15:51 Off

Segundo uma rápida pesquisa na internet sobre o significado, “protagonismo” é o processo de protagonizar, de ser o protagonista, o figurante principal de uma apresentação. Deriva do grego protagonistes, onde “protos” significa principal ou primeiro e “agonistes” significa lutador ou competidor, para se referir ao personagem principal da encenação.

Podemos achar uma interessante coincidência vermos as palavras lutador ou competidor nesta resposta, mas considerando a vida real, temos que provar o nosso potencial e força para superar os obstáculos, logicamente, com sabedoria para trilharmos com equilíbrio os nossos objetivos, devido a questões morais e éticas, além do princípio da boa convivência, leis e respeito à vida.

Foto: Divulgação/Senac Taquara

Na educação, se usarmos bem este poder iremos aprimorar a nossa capacidade autônoma, dinamismo, criatividade e pensamento complexo, desenvolvendo a aprendizagem no ritmo e conteúdo que nos interessa, trocando ideias com os demais colegas e professores para fazermos os trabalhos acadêmicos e aprimoramentos técnicos necessários, pois o futuro dos projetos e negócios depende deste protagonismo e inovação para buscar os melhores resultados.

Entretanto, devemos saber onde queremos chegar, sendo protagonistas nas pesquisas, reuniões e demais iniciativas, com o destaque adequado para ampliar oportunidades. Será sempre interessante escolhermos os melhores caminhos e parceiros para construirmos uma marca pessoal relevante, assertiva com potenciais indicações para conquistarmos projetos cada vez maiores em nossa vida.

Ser protagonista pode ser um problema se não tivermos boa orientação ou cabeça, pois fracassos acontecem facilmente e recomenda-se um olhar com carinho nestes momentos para não repetirmos erros e podermos evoluir cada vez mais.

Um grande poder vem com grandes responsabilidades. Então, seja um protagonista de sucesso na educação profissional com foco, metodologia e boa orientação (ou inteligência emocional) para visualizar melhor seus obstáculos e etapas e, assim, estabelecer metas com as parcerias e meios adequados para realizar seus sonhos e projetos.

Então, agora é contigo! Escolha o curso certo e um bom mentor para ter uma referência profissional e comportamental. Esta reflexão deve ser rápida para colocar os projetos no trilho e seja protagonista, encontrando seu ritmo para ter o melhor desempenho na busca de seus sonhos profissionais.

Por Kleber Silva Cortez Pereira
Professor do Senac Taquara, coordenador e tutor dos cursos técnicos EAD e especialista em desenvolvimento organizacional e tecnológico

>> Deixe sua opinião:
Os artigos publicados no site da Rádio Taquara não refletem a opinião da emissora. A divulgação atende ao princípio de valorização do debate público, aberto a todas as correntes de pensamento.
Participe: jornalismo@radiotaquara.com.br