Geral

Observatório de Taquara registra dois meteoros Fireballs no mesmo dia sobre o Rio Grande do Sul

Fenômenos luminosos foram observados na madrugada e à noite desta segunda-feira (2). Análise espectral permitiu identificar a provável composição de um dos objetos
(Foto: Observatório Espacial Heller & Jung/Divulgação)

O Observatório Espacial Heller & Jung, localizado em Taquara, registrou a passagem de dois meteoros do tipo Fireball no mesmo dia sobre o céu do Rio Grande do Sul. Os fenômenos foram observados na madrugada e na noite de terça-feira (2), chamando a atenção pela intensidade do brilho.

O primeiro meteoro foi registrado às 3h06, na direção sudoeste, com magnitude de -4,3. De acordo com os dados do observatório, o objeto se extinguiu sobre a região de Barra do Ribeiro.

Já o segundo Fireball foi observado às 20h35, na direção sul, apresentando magnitude de -5,1, ainda mais brilhante que o primeiro. O meteoro teve sua trajetória final estimada sobre o município de Mostardas.

Segundo o diretor do observatório, Carlos Fernando Jung, o segundo fenômeno pôde ser registrado por uma câmera equipada com grade de difração, tecnologia que permite analisar a luz emitida pelo meteoro e identificar elementos químicos presentes em sua composição.

A análise espectral indica que o objeto provavelmente era um meteoroide pedregoso, de composição condrítica comum, contendo magnésio, ferro e sódio, além da possível presença de cálcio em menor intensidade.

“O meteoro registrado em 02/06/2026 às 20h35min49s provavelmente foi um meteoroide pedregoso, de composição condrítica comum, com presença de magnésio, ferro e sódio, possivelmente cálcio em menor intensidade. O tipo espectral mais adequado é normal Na–Mg–Fe, não sendo possível afirmar que seja excepcionalmente rico em sódio”, explicou Jung.

Os chamados Fireballs são meteoros de brilho intenso, mais luminosos que os planetas visíveis no céu. Quando entram na atmosfera terrestre, produzem um forte clarão, podendo ser observados a grandes distâncias.