Geral
  CLIMA

Observatório registra máxima de 38,5º em Taquara neste domingo (23)

Sensação térmica chegou aos 42º, segundo dados da medição no bairro Santa Rosa.
No final da tarde, o tempo nublou em Taquara. Foto: Ronaldo Siebel / Rádio Taquara

O domingo (23) teve máximas de 38,5ºC em Taquara, às 14h59min, provocando mais um dia de desconforto térmico. A medição é da estação meteorológica do Observatório Heller & Jung, que fica no bairro Santa Rosa. A mesma estação também disponibiliza os dados da sensação térmica, que chegaram à máxima de 42º às 14h50min.

O projeto do Observatório Heller & Jung mantém parceria com a Rádio Taquara, que disponibiliza as informações do clima em Taquara em tempo real no seu site (clique aqui). É possível acompanhar, de 10 em 10 minutos, a atualização dos dados relacionados ao município, não apenas da temperatura, mas também de velocidade do vento, precipitação pluviométrica – chuva, e radiação ultravioleta. Também é possível conferir o histórico dos últimos 30 dias e acompanhar, ao vivo, as imagens das câmeras Tempo-Clima.

Com a temperatura de 38,5º, este domingo se tornou o quarto dia mais quente deste ano de 2022 em Taquara. A marca de dia mais quente do ano pertence ao último domingo, dia 16, com o registro de 40,4º. O sábado (22) foi o segundo dia mais quente, com 39,5º e, no dia primeiro de janeiro, a máxima chegou a 38,8º.

A MetSul Meteorologia, em seu site, informou que este foi o 12º dia da atual onda de calor no Rio Grande do Sul, com máximas acima de 40º em vários municípios gaúchos. Segundo a empresa, na grande Porto Alegre, as nuvens evitaram que o calor chegasse à marca de 40º. O que chamou a atenção foi a madrugada, excepcionalmente quente. Em Taquara, a temperatura média da madrugada foi de 27º.

Para esta segunda-feira (24), a Metsul prevê o 13º dia da atual onda de calor, com mais um dia quente e de abafamento. Ar quente e úmido traz pancadas de chuva e temporais isolados com risco de vendavais e granizo para grande parte do território gaúcho da tarde para a noite. Os temporais em alguns pontos podem ser de forte intensidade com potencial de danos.