
Foto: Guilherme Kaiser / Rádio Taquara
Com uma trajetória iniciada há quase seis décadas, o médico Alberto Martins, 83 anos, é reconhecido como um dos pioneiros da oftalmologia em Taquara. Neste 7 de maio, data em que se comemora o Dia do Oftalmologista, ele compartilha histórias de sua longa carreira e destaca a continuidade do trabalho ao lado do filho, Guilherme Martins, que seguiu os mesmos passos na medicina e atua com o pai desde 2002.
“Eu me formei em 65, depois fui fazer estágio e comecei a trabalhar na região. Atendia todo mundo, inclusive o pessoal de fora [da cidade] que vinha aqui, de São Francisco de Paula, Igrejinha, Três Coroas, Sapiranga”, relembra Alberto, que ainda hoje mantém sua atividade profissional. “Pensei em parar, mas sempre tenho uma verdade comigo: tem que fazer alguma coisa, não pode parar o cérebro. Então sigo fazendo o que eu sei e gosto, não com a mesma intensidade, mas adequando a rotina para não parar totalmente os atendimentos.”
O filho Guilherme, que seguiu a carreira inspirado na trajetória do pai, relata a importância da convivência profissional entre os dois. “É uma satisfação, um privilégio trabalhar com o pai. Ele tem muita experiência, muito conhecimento, muita cultura. Durante a faculdade, fui passando por estágios, explorando áreas, mas no final resolvi fazer oftalmologia para voltar à cidade e trabalhar com ele”, explica, destacando o dinamismo e os avanços constantes da especialidade.
Guilherme Martins começou a atuar como médico em 1998 e concluiu sua especialização em oftalmologia em 2001. No ano seguinte, voltou a Taquara para trabalhar com o pai, com quem divide o consultório desde então. “Durante esses mais de 20 anos de convivência próxima recebi muitos ensinamentos: ‘Nós somos especialistas, mas nunca esqueça da clínica médica: história pessoal e familiar são importantes’, reforçava meu pai. As aulas não se restringiam à medicina, eram também lições de vida”.
Entre pai e filho, os melhores momentos do dia são os intervalos entre as consultas, quando os dois discutem casos, fazem planos e conversam sobre temas diversos como viagens, economia e história. “Dr. Alberto é um leitor voraz, sempre bem informado”, relata Guilherme.
Aos poucos, por conta de uma artrose no quadril e dificuldades de locomoção, Alberto vem se afastando do atendimento presencial, o que é sentido não apenas pelo filho, mas também pela equipe e pacientes. “Recebo recados dos pacientes com carinho e admiração. Fico imaginando o que um médico que começou essa profissão em 1965 já vivenciou. Com certeza, era uma outra medicina, uma época em que a confiança do paciente no médico era meio caminho para a cura”, reflete Dr. Guilherme.
O sentimento de continuidade se mantém no propósito de Guilherme Martins. “Vamos seguir em frente, ainda temos histórias para viver, Dr. Alberto. Até quando? Não sei, mas seu legado já está marcado”, concluiu, orgulhoso da trajetória construída com o pai na oftalmologia.
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

VOCÊ PRECISA DE ÓCULOS?
Lapidare Joalheria e Ótica oferece tecnologia, tradição e atendimento personalizado
Em Taquara, a Lapidare Joalheria e Ótica oferece soluções completas em saúde visual e estilo. Atuando no mercado há mais de 20 anos, combina atendimento técnico especializado com um portfólio diversificado de produtos que incluem óculos de grau, solares, relógios e joias.
A gerente Juliana Fagundes destaca a qualidade dos produtos Lapidare. “Quando o cliente chega com a sua receita oftalmológica, nós auxiliamos desde a escolha da armação até as lentes ideais. Prezamos muito pela qualidade, a Lapidare trabalha com os melhores laboratórios do mercado, como Rodenstock, Zeiss, Essilor e Hoya”, afirma.
A loja conta com armações masculinas, femininas e infantis, além de opções clip-on [modelo que possibilita acoplar acessório de proteção solar ao óculos de grau] e linhas das grifes conceito no mercado. Lentes com proteção UV e filtro de luz azul – que reduz o impacto das telas de dispositivos eletrônicos –, tratamento antirreflexo, além de tecnologias que facilitam a limpeza e prolongam a durabilidade sem arranhões.
Além da ótica, a Lapidare também se destaca no segmento de joalheria, com peças exclusivas em ouro e relógios de marcas consagradas. A empresa também realiza manutenção e ajustes em joias e armações, oferecendo um serviço completo e de confiança à comunidade de Taquara e região.
A Lapidare fica no Shopping da Júlio, em Taquara.
Rua Júlio de Castilhos, 2500, sala 1.
Siga no Instagram @lapidare_jo.