Oktober em Casa celebra a cultura e a alegria em Igrejinha

Programação realizada pela AMIFEST lembrou os principais momentos da tradicional Oktoberfest de Igrejinha.
Publicado em 25/10/2021 16:10 Off
Por Vinicius Linden

A Oktoberfest de Igrejinha foi celebrada, neste final de semana, com uma extensa programação no município realizada para marcar a alegria e a cultura. O Oktober em Casa+ teve sua segunda edição, com ampliação para três dias de duração e a descentralização das atividades, que aconteceram não apenas no parque de eventos, mas literalmente invadiram Igrejinha.

Casal presidente Tiago e Cheila Petry e casal vice-presidente Marcelo e Ana Paula Kunst anunciaram a nova data da Oktoberfest em 2022.
Foto: Cleiton Miguel

Tudo começou na sexta-feira (22) com a carreata festiva, que encantou a comunidade com a surpresa de levar, também, o carro do chopp (Bierwagen) para as ruas. As principais vias de Igrejinha receberam a comitiva da alegria da Oktoberfest, divulgando o início da programação do final de semana.

Comunidade voltou a prestigiar o drive-thru para compra de gastronomia típica e bebidas.
Foto: Cleiton Miguel

No sábado (23), foi a vez do Parque da Oktoberfest recepcionar a programação. A partir das 15 horas, os milhares de carros que passaram até o final da noite começaram a chegar para comprar os tradicionais alimentos da gastronomia bem como as bebidas da Oktober de Igrejinha. O drive-thru atendeu com as entidades vendendo os pratos especialmente preparados pelos voluntários.

Rosy Ridan Brittes, diretora da EMEI PEqueno Polegar, responsável pela venda de morango com chocolate, celebra o drive thru 2021.
Foto: Lidiani Lehnen

Quem visitou o parque, pode relembrar um pouco do gostinho da festa. Além de igrejinhenses, o parque recebeu pessoas de toda a região, como a vendedora Francieli Dias, 33 anos, de Parobé, que há muitos anos prestigia a festa e, também em 2020 participou do drive thru. “Viemos em família aqui e depois vamos curtir o momento em casa depois assistindo a live. Vamos levar prato alemão, prato italiano, chopp e bolinho de batata que não pode faltar”, declara. Para as entidades que comercializaram suas delícias, o dia foi de intenso trabalho com muita alegria. A EMEI Pequeno Polegar, que comercializa anualmente na festa o morango com chocolate, celebra a oportunidade de fazer parte e poder contar com esse incremento de receita em seu orçamento. “Ficamos muito felizes de novamente ser convidados e poder participar novamente este ano. Para nossa escola, o valor das vendas da festa sempre permite fazer muitas melhorias e nesse ano não será diferente. O nosso morango com chocolate é um sucesso no drive thru de 2021”, comemora a diretora da Escola, Rosy Ridan Brittes.

Banda Brilha Som foi atração da live transmitida neste ano direto do parque da Oktoberfest.
Foto: Cleiton Miguel

À noite, um dos momentos de maior emoção: a live da Oktober em Casa, com a Banda Brilha Som, relembrando os bailes da festa de outubro. Neste ano, a novidade foi a realização da transmissão ao vivo dentro do pavilhão dois do parque, símbolo dos grandes shows que ocorrem na Oktoberfest e local em que a própria Brilha Som é um dos destaques da programação. A interatividade com o público em casa foi comandada pela voluntária Natália Bischoff. “Me senti honrada em poder representar a maior festa comunitária do Brasil na live oficial, uma mistura de emoção e diversão”, comentou Natália, que interagiu com a banda, voluntários e até os visitantes do drive-thru.

Voluntária Natália Bischoff foi responsável por comandar a live com empolgação. Foto: Cleiton Miguel

Ainda durante a transmissão, foi realizada uma prova de chopp em metro, tradicional concurso que ocorre desde a primeira edição da Oktoberfest de Igrejinha. Entre os juízes da prova, esteve presente o prefeito de Igrejinha, Leandro Horlle. Os competidores foram os grandes vencedores da disputa ao longo dos últimos anos. Ao final da live, um anúncio importante: está confirmada a data da próxima Oktoberfest, de 14 a 23 de outubro de 2022.

Durante a celebração oficial, ocorreu a tradicional prova do chopp em metro, que é realizada desde a primeira edição da Oktoberfest. Foto: Cleiton Miguel

Neste domingo (24), a programação teve o resgate do esporte pela manhã, com passeio ciclístico e corrida de revezamento em duplas. Pela tarde, o Oktober em Casa+ propôs a descentralização, se deslocando para os principais pontos públicos de Igrejinha. Houve atividades culturais no Parque Alto da Pedra e praças dos bairros 15 de Novembro e Centro, com jogos germânicos e bandinha típica.

“Todas as atividades foram planejadas para que a alegria que é uma marca da Oktoberfest de Igrejinha estivesse presente em um formato diferente do tradicional. Mesclamos o que deu certo em 2020 e conseguimos acrescentar novas atividades, o Oktober na Indústria, a Carreata e principalmente as atividades esportivas e culturais pela cidade de Igrejinha, fechamos o domingo com um lindo dia de sol e o sentimento de dever cumprido, pois qualquer formato de Oktoberfest é sinônimo de sucesso e de muita alegria e, já fica o convite entre os dias 14 e 23 de outubro de 2022 a 33ª Oktoberfest de Igrejinha nos espera”, ressalta o presidente da AMIFEST, Tiago Itamar Petry.

No domingo, programação da Oktober em Casa foi realizada em pontos de Igrejinha, como o Morro Alto da Pedra. Foto: Ramon Lopes
>> Deixe sua opinião: