Oktoberfest começará na sexta pela manhã e terá uma hora a mais em cada domingo

Novidades foram divulgadas pela diretoria da Amifest no Encontro das Comissões.
Publicado em 24/03/2018 14:31 | Atualizado em 24/03/2018 14:40 Off
Por Vinicius Linden

Coordenadores de comissões e diretoria da Amifest tiveram primeiro encontro para acertar detalhes da Oktoberfest. Vinicius Linden/Jornal Panorama

A 31ª edição da Oktoberfest de Igrejinha oferecerá horas a mais de diversão aos visitantes. A festividade começará na sexta-feira pela manhã, em 12 de outubro, e terá uma hora a mais em cada um dos domingos. As novidades foram anunciadas nesta sexta-feira (23), durante o Encontro das Comissões, que marcou a primeira atividade na organização da Oktober. A festa será realizada de 12 a 21 de outubro.

O encontro reuniu os coordenadores de todas as comissões responsáveis pela festa, bem como a diretoria da Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha (Amifest). O anúncio das novidades foi feito pelo presidente Luis Schuller em seu pronunciamento. Segundo ele, na sexta-feira, primeiro dia da Oktober, em 12 de outubro, a programação que começaria somente à noite no parque terá início logo pela manhã. Nesta ocasião, será realizado o desfile oficial, que vinha ocorrendo no primeiro domingo da Oktober, com início às 10 horas. Depois, toda a comitiva entrará para o parque, onde haverá a solenidade de abertura oficial, pouco antes do meio-dia.

Schuller anunciou que, com isso, aproveitando que 12 de outubro é feriado de Nossa Senhora Aparecida, a festa seguirá durante a tarde e a noite. Se chover, o desfile será transferido para o primeiro domingo. Aos domingos, Schuller anunciou que a Oktoberfest ganhará uma hora a mais. Em vez de encerrar a meia-noite, terminará a 1 hora da madrugada de segunda-feira, permitindo mais tempo de consumo e alimentação aos visitantes. “Entre outras novidades, queremos fazer a maior polonaise (dança da integração), missão da comissão de cultura. Precisamos de voluntários para esta atividade. O lançamento da decoração da festa ocorrerá no dia 20 de setembro, queremos aproveitar para deixar Igrejinha bem enfeitada. Lançamos o desafio às pessoas que enfeitem suas casas”, comentou o presidente.

Luis Schuller ainda ressaltou as mudanças feitas neste ano no formato de escolha das soberanas. Destacou que, já no momento das inscrições, houve alteração, sem a imposição de limite de candidatas, ocorrendo, posteriormente, uma pré-seleção para definir as 12 concorrentes. No dia 22 de abril, a escolha das soberanas será realizada, mudando o formato de um baile aos sábados para um show cultural no domingo, a partir das 18 horas. “Neste show, vamos contar a história da imigração alemã, chegada dos imigrantes, evolução da indústria calçadista, dos bailes de kerb, da Oktoberfest. E no desenrolar surgem as candidatas”, anunciou Schuller, ressaltando que será um evento diferenciado.

O presidente reforçou o trabalho da diretoria, que é completamente voluntário. Disse que os membros da Amifest estão se reunindo desde dezembro, todas as segundas-feiras, para discutir os detalhes da Oktoberfest. Também contam com as novidades tecnológicas, como grupo em aplicativos de mensagens, para se atualizar diariamente e dar andamento à coordenação da festa. Schuller enfatizou a importância de que todos se engajem voluntariamente no cumprimento às regras e no atendimento com dedicação aos visitantes.

Ainda no encontro das comissões, foi apresentada aos organizadores a campanha publicitária deste ano da Oktoberfest, que trabalhará o tema do amor pela festa. O mote foi produzido pela agência WT, de Novo Hamburgo. O diretor de Comunicação da Oktoberfest, Cassiano Brenner, ressaltou, ainda, a atuação da Pauta Assessoria, como responsável pela intermediação da festa com a imprensa. O prefeito Joel Wilhelm pontuou o trabalho da diretoria preocupada com cada detalhe na busca dos resultados, frisou o amor da comunidade pela festa e assegurou o apoio da administração municipal ao evento.

>> Deixe sua opinião: