A MetSul Meteorologia informou, em seu site oficial, que a onda de calor no Rio Grande do Sul entrará em sua fase mais intensa neste domingo (8), com temperaturas extremamente elevadas em diversas regiões. A massa de ar quente que cobre o estado seguirá se intensificando, trazendo um começo de semana marcado por calor extremo.
No sábado (8), a rede do Instituto Nacional de Meteorologia registrou 38,4ºC em Santiago, 37,5ºC em São Borja e 37,0ºC em Uruguaiana. Em Quaraí, a estação governamental indicou 40,9ºC, embora haja dúvidas sobre a precisão da medição. Já estações automáticas particulares e da Secretaria da Agricultura do estado apontaram máximas entre 38ºC e 40ºC no Oeste e Noroeste. Na região metropolitana, a estação de Campo Bom marcou 36,4ºC, enquanto Porto Alegre atingiu 34,4ºC no bairro Jardim Botânico.
No Vale do Paranhana, as estações do Observatório Heller & Jung registraram as seguintes temperaturas máximas neste sábado (8):
- Taquara (bairro Centro): 35,2ºC
- Taquara (bairro Santa Rosa): 33,5ºC
- Igrejinha: 37,0ºC
- Três Coroas: 35,5ºC
A previsão indica que as temperaturas seguirão em elevação. Nesta segunda-feira (10) e terça-feira (11), diversas cidades poderão registrar máximas ao redor ou acima de 40ºC, incluindo Porto Alegre e a região metropolitana. Nos pontos mais quentes, os termômetros podem marcar entre 41ºC e 42ºC, com possibilidade de valores ainda superiores em locais isolados.
Além do calor intenso, os índices de radiação ultravioleta (UV) serão muito altos a extremos. Especialistas recomendam evitar exposição prolongada ao sol entre o fim da manhã e o meio da tarde e o uso de protetor solar em qualquer atividade ao ar livre.
Apesar do tempo firme, não se descarta a ocorrência de chuva extremamente isolada no Noroeste e Norte do estado na segunda metade do dia devido ao forte aquecimento. No entanto, a tendência é de predomínio de sol e poucas nuvens na maior parte das cidades.
Previsão do tempo para Taquara nos próximos dias
- Domingo (09/02): Céu claro, mínima de 19°C e máxima de 36°C.
- Segunda-feira (10/02): Céu claro, mínima de 18°C e máxima de 37°C.
- Terça-feira (11/02): Sol com muitas nuvens, mínima de 23°C e máxima de 40°C.
- Quarta-feira (12/02): Chuva, mínima de 21°C e máxima de 36°C, acumulado de 29mm.
- Quinta-feira (13/02): Chuva, mínima de 21°C e máxima de 25°C, acumulado de 8,6mm.
- Sexta-feira (14/02): Chuva, mínima de 21°C e máxima de 32°C, acumulado de 18,3mm.
- Sábado (15/02): Chuva, mínima de 22°C e máxima de 34°C, acumulado de 11,4mm.


