Ônibus Lilás do departamento de Políticas para as Mulheres estará em Três Coroas

Equipe composta por profissionais das áreas de serviço social, psicologia, atendimento jurídico e segurança pública fazem os atendimentos no veículo
Publicado em 19/08/2021 09:48 Off
Por Cleusa Silva
Foto: Divulgação/Prefeitura de Três Coroas

Percorrendo os municípios gaúchos para promover ações de conscientização, prevenção e eliminação da violência contra as mulheres e meninas, o Ônibus Lilás do departamento de Políticas para as Mulheres, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, estará em Três Coroas no final deste mês.


O Ônibus Lilás é uma unidade móvel projetada e adaptada especialmente para o atendimento em diversos município gaúchos, oportunizando auxílio e informação para as mulheres, assim como o acesso aos serviços da rede de atendimento à mulher em situação de violência.


O veículo é equipado com duas salas fechadas que garantem a privacidade da vítima, copa, banheiro e uma equipe composta por profissionais das áreas de serviço social, psicologia, atendimento jurídico e segurança pública.


Em Três Coroas os atendimentos serão realizados por profissionais mulheres, sendo psicóloga, assistente social e advogada, todos com atendimentos voltados a orientações a diretos da mulher e violência doméstica. O ônibus estará aberto para atender todas as mulheres, mesmo as que não sejam vítimas de violência, mas que querem saber mais sobre o assunto.


O veículo, que vem ao município por meio de uma indicação da vereadora Maiara Bringmann, e atendida pela administração municipal, nos dias 30 e 31 de agosto, nos períodos da manhã e tarde, disponibilizando atendimento e material informativo sobre violência de gênero e divulgação dos serviços oferecidos pelo Estado.


Na manhã do dia 30 os atendimentos ocorrerão no bairro Encosta da Serra, no horário das 9h às 12h. E no dia 31, também pela manhã, o ônibus estará no bairro Sander. No período da tarde, nos dois dias, o ônibus Lilás estará na Rua Coberta, no centro da cidade, no horário das 13h às 19h.


O prefeito Alcindo de Azevedo comemora a vinda do Ônibus Lilás ao município e reforça a importância de ações que visem conscientizar a população sobre a prevenção da violência contra as mulheres.


“Qualquer tipo de violência deve ser banida. Oferecer às mulheres, vítimas de violência, orientações e atendimento psicológico é uma forma de coibir este problema”, destaca o prefeito de Três Coroas.

>> Deixe sua opinião: