
Realizada na quinta-feira (05), em dois supermercados de Igrejinha, uma operação da Força-tarefa Segurança Alimentar resultou na apreensão de mais de duas toneladas de alimentos em situação irregular.
Durante a ação, promovida por policiais civis da Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor (DECON/DEIC), agentes do Ministério Público Estadual, da Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária (SEAPDR), do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), da Vigilância Sanitária Municipal e da Brigada Militar (Batalhão Ambiental), apreenderam, em ação conjunta, a quantia de 2.334 kg de alimentos impróprios para o consumo.
Conforme informações da polícia, ao realizarem a vistoria em dois estabelecimentos comerciais de Igrejinha os policiais civis, membros do Ministério Público e agentes fiscais constataram diversas irregularidades, como expor à venda alimentos vencidos, sem procedência e armazenados de maneira inadequada.
A polícia destaca ainda que praticamente a totalidade dos alimentos apreendidos (2.300 kg) foi doada para os Zoológicos de Gramado e de Sapucaia do Sul para servir de alimentação aos animais.
Segundo o Delegado Joel Wagner, a fiscalização promovida tem por objetivo garantir que alimentos seguros sejam disponibilizados à população, ou seja, próprios para o consumo e benéficos para a saúde.
Os responsáveis pelos estabelecimentos comerciais poderão responder por delito contra as relações de consumo, prescrito no artigo 7°, inciso IX, da Lei n° 8.137/90.
Em caso de conhecimento de irregularidades deste tipo a comunidade pode ligar para o Disque-denúncia, no telefone 0800-510 2828, ou enviar mensagem pelo WhatsApp e Telegram, no número (51) 98444-0606.