
Realizada no final da tarde deste domingo (22), na Rua Coberta, a apresentação da Orquestra Eintracht encantou os visitantes no último dia da Feira Literária de Taquara. Além de encerrar a programação do evento, o espetáculo, intitulado “Alegre e Forte”, marcou também a última apresentação do projeto “Música nas Comunidades”.
Com mais de 50 parceiros, entre músicos, atores e dançarinos, o show reuniu um vasto repertório, com mais de 17 músicas apresentadas, de artistas como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Tim Maia, Marisa Monte, Emicida, Jorge Ben Jor, Chico César, entre outros grandes nomes da música brasileira.
O espetáculo contou ainda com a participação de projetos como a banda “50 Tons de Pretas”, que já recebeu diversos prêmios nacionais por conta de seu repertório que exalta a igualdade racial, do grupo “Além dos Muros”, que já realizou projetos musicais de rap, hip hop, além de dança e grafite, e do grupo Tridecanto, que já tem um repertório de mais de 15 composições autorais.
Durante a apresentação, que contou com a presença do prefeito em exercício de Taquara, Marcelo Maciel, o diretor de Cultura, Rafael Tourinho, falou sobre a importância dos investimentos feitos em cultura nos níveis municipal, estadual e federal.
“Essa apresentação da Orquestra Eintracht foi um presente que caiu no nosso colo, pois o projeto é todo financiado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC), recurso federal e de patrocinadores. Então, a gente percebe a importância do incentivo, tanto da iniciativa privada quanto do poder público, pra que ações como essa aconteçam com mais frequência”, analisa o diretor de Cultura de Taquara.
A orquestra teve a regência de Ademir Schmidt; direção de Fernando Ochôa; coordenação e produção de Hebe Cardoso; e como cantores, os intérpretes Dejeane Arrué e Graziela Pires (50 Tons de Pretas), Gabriel Danette, Roberta Chaves e Wesley Albernaz (Tridecanto), e Diego Ignácio e Wesley Sales (Além dos Muros).
O projeto tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. O apoio é da Prefeitura de Taquara e Sesc-Taquara. E os patrocinadores são Ticket Log/Edenred, Atual Pneus, Calçados Beira Rio, Tecnocal, Wirth e Caeté Embalagens.
[foogallery id=”226882″]


