Geral
  CARNÊS DISPONÍVEIS

Pagamento à vista do IPTU em Taquara rende descontos de 5% a 15%

Carnês podem ser retirados até o dia 10 de fevereiro.
Imagem: IPTU News

Os moradores de Taquara que desejam pagar o carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em uma única parcela têm direito a descontos que variam entre 5% e 15%. A maior redução da cota, a de 15% sobre o imposto, é voltada para aqueles que estão em dia com as suas contas. A dedução de 5% é válida para aqueles que têm algum débito. “Pagando em uma única parcela, ganha o cidadão, que terá um desconto em sua fatura, e ganha o Município, que poderá realizar diversos investimentos com a arrecadação do IPTU”, destaca a prefeita Sirlei Silveira.



A data de pagamento da parcela única do imposto, ou da primeira parcela, é o dia 10 de fevereiro, quando também se encerra o prazo de solicitação do carnê. Para o caso de quem desejar dividir a quitação do IPTU em prestações, o imposto poderá ser pago em até 11 parcelas consecutivas, desde que cada fatura não seja inferior a 10% do valor da Unidade de Referência Municipal (URM), que em 2022 é de R$ 620,20. Ou seja, as parcelas não podem ser menores que R$ 62,00.

Formas de solicitar o carnê do IPTU

A população pode pedir o carnê do IPTU sem sair de casa, e pela tela do próprio celular. Pelo WhatsApp, os contribuintes poderão entrar em contato diretamente com o Setor de Tributação, através do número (51) 99447-5067. Outro recurso já existente é por e-mail, pelo endereço iptu@taquara.rs.gov.br. Em ambos os casos, para solicitar as guias de pagamento do imposto, devem ser informados dados como o número de inscrição municipal ou nome e CPF do proprietário e endereço do imóvel.

Além disso, no site da Prefeitura de Taquara (www.taquara.rs.gov.br), há a opção de retirada do carnê do IPTU. Os moradores podem acessar diretamente clicando por este link: https://bit.ly/iptu2022taquara.

Presencialmente, os moradores podem solicitar o carnê no Setor de Tributação, no Centro Administrativo Municipal de Taquara, localizado na Rua Júlio de Castilhos, 2751, Bairro Centro, junto ao prédio da CICS-VP. O horário de atendimento é de segunda à quinta-feira, das 8h às 12h, e das 13h às 17h30, e nas sextas-feiras, das 7h30 às 13h30.

Locais de pagamento

Para quem deseja pagar o IPTU presencialmente, o Centro Administrativo Municipal é um dos locais de arrecadação do imposto, assim como as agências do Banrisul, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Neste ano, também é possível pagar o IPTU por Pix, através de um QR Code presente em todos os carnês da contribuição, permitindo que o pagamento seja realizado por qualquer banco.