Geral
  MEIO AMBIENTE

Palestra da Patram sobre a pesca legal abre a Semana do Meio Ambiente de Parobé

Orientações foram passadas pelo soldado José Alexsander de Freitas
Foto: Divulgação/Prefeitura de Parobé

A programação da Semana do Meio Ambiente de Parobé foi aberta oficialmente na quarta-feira (1º), com uma palestra sobre a pesca legal, ministrada por um representante da Patrulha Ambiental (Patram), que tem sede em Taquara.



Promovida pelas secretarias de Meio Ambiente e de Assistência Social, a palestra teve como tema central “A pesca como subsistência e a preservação ambiental”, e teve como participantes os estudantes dos 8º e 9º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Padre Afonso Kist, no Distrito de Santa Cristina do Pinhal.

De acordo com o soldado José Alexsander de Freitas, que ministrou a palestra, nas proximidades dessa escola vivem diversas famílias da comunidade ribeirinha do Rio dos Sinos, e a conversa foi destinada aos alunos da escola e também moradores da região, que receberam conhecimentos sobre pesca como subsistência e a preservação ambiental relacionadas aos recursos hídricos.

Muitas perguntas foram realizadas pela comunidade, entre elas a curiosidade sobre espécies exóticas no meio ambiente de Parobé, como palometas e jacarés. Acompanharam o evento a secretÁria de Meio Ambiente, Melissa Vilches, e a professora Sabrina Fetter.

Conforme a prefeitura de Parobé, a ação faz parte também da programação do Mês do Meio Ambiente de Parobé, promovido pela secretaria de Meio Ambiente, durante este mês.

Com o tema “Uma Só Terra”, a programação é alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no próximo domingo (05), e conta com uma série de atividades de educação ambiental, feira de adoção de cães, doação de mudas, coleta de eletrônicos, jogos e brincadeiras ecopedagógicas, trilha, oficinas e muito mais.

Uma das atividades de destaque será uma programação especial para atender os alunos das escolas municipais, que ocorrerá durante todo o mês de junho, oferecendo aos estudantes trilha, piquenique, oficinas e hora do conto no Horto Municipal.

Mês do Meio Ambiente

Tema: Uma só terra

01/06 – Palestra: A pesca como subsistência e a preservação ambiental – PATRAM, Secretaria de Meio Ambiente e Assistência Social

Público-alvo: Comunidade ribeirinha do Rio dos Sinos

8h30 E.M.F Padre Afonso Kist

02/06 – Capacitação sobre Mineração – Secretaria de Meio Ambiente

Público-alvo: Empreendedores da área de Mineração

8h30 – Horto Municipal

18/06 – Sábado Ecolegal – Secretaria de Meio Ambiente e entidades parceiras

Feira de Adoção de cães

Doação de mudas

Coleta de eletrônicos

Jogos e brincadeiras ecopedagógicas

Programação do Horto Municipal e Núcleo de Educação Sócio Ambiental

8h às 11h30 – Praça 1º de Maio