Foi aberto oficialmente, na manhã desta sexta-feira (10), o 13º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo, que ocorre no Clube Comercial de Taquara. O evento é uma oportunidade gratuita de entretenimento para todas as idades e reúne exposições diversas, além de peças disponíveis para a venda. A programação pode ser conferida ainda neste sábado, das 8 às 18 horas.

Grace Lidiane Reinheimer, presidente do Clube Filatélico e Numismático de Taquara (CFNT), disse que um dos destaques desta edição é o apoio oficial dos Correios, que, no evento, é representada pela agência de Taquara. “Os Correios são agências filatélicas que promovem a cultura mediante, por exemplo, a confecção e comercialização de selos, inclusive personalizados”, frisou.
Outro destaque do evento, segundo Grace, é a venda de livros que fizeram parte do acervo de Pedro Pinto Balsemão, empresário, escritor e antigo associado ao CFNT, hoje falecido. “Os livros representam um ótimo investimento e têm grande valor histórico, principalmente aos apreciadores da cultura filatélica e numismática. Gincaneiros também podem encontrar muito material interessante no Encontro”, disse Grace.
E se tratando de artigos para gincaneiros, Jorge Silvano dos Santos é um dos expositores que reúne opções diversificadas. Metalúrgico aposentado, ele conta que ingressou na cultura do colecionismo por influência da esposa. “Ela é professora, organizava gincanas e eu a auxiliava buscando material”, lembrou.
Com o passar dos anos, Jorge deixou de ser apenas um ajudante da esposa, tornou-se um gincaneiro oficial. Defendeu uma equipe por 25 anos. Paralelo a isso, montou algumas coleções. “Colecionei muitas coisas, mas meu foco sempre foram as garrafas”. Com tamanhos, marcas, e detalhes variados, as garrafas do acervo de Jorge hoje somam em torno de 500 exemplares. Para os iniciantes, ele aconselha focar em um segmento que a pessoa tenha mais afinidade, além de pesquisar e ter paciência. “O colecionismo é uma cultura, demanda tempo, curiosidade e vale muito a pena. Conhecemos pessoas, histórias, e fazemos viagens maravilhosas”.




