Geral
  TRANSPORTE GRATUITO

Parobé comemora 100 mil passageiros em quatro meses utilizando o transporte público gratuito no município

O novo sistema de transporte público municipal foi criado pela Prefeitura e lançado no dia 23 de março de 2022.

Fotos: Divulgação/Prefeitura de Parobé

O programa Tarifa Zero é uma iniciativa da Prefeitura de Parobé que oferta transporte público gratuito para a comunidade. Prestes a completar quatro meses de funcionamento, o serviço que concede gratuidade na passagem de ônibus para a comunidade já contabiliza mais de 100 mil passageiros que utilizaram o serviço. Além disso, quintuplicou o número de passageiros, passando dos cerca de 200 que utilizavam as linhas nos primeiros dias para mais de 1.000 em dias de grande movimento, conforme a administração municipal.

De acordo com a prefeitura, a iniciativa tornou Parobé uma das pioneiras no país a oferecer transporte público gratuito para a sua comunidade. Segundo estimativas, apenas cerca de 20 municípios em todo o Brasil oferecem esse benefício para toda a comunidade. Essa ação tem se tornado um caso de sucesso e atraído para o município gestores de diversas cidades da região, que vem conhecer as particularidades da iniciativa. Ainda conforme a administração, indústria, comércio, turismo local e, principalmente a comunidade e os trabalhadores têm se beneficiado.

O prefeito de Parobé Diego Picucha ressalta que o impacto que o ônibus com passagem gratuita tem causado no orçamento das famílias, visto que, em média, 17% do salário mínimo de um trabalhador é gasto em transporte, considerando apenas duas passagens por dia, uma de ida e outra de volta para o trabalho.

“O programa ainda está trazendo vários benefícios, não apenas para a população que não paga mais para andar de ônibus, mas também para o crescimento econômico da cidade. O número de passageiros quintuplicou, o que demonstra que as pessoas passaram a circular mais na cidade e a consumir no comércio local. Além disso, o impacto sobre o orçamento dos da família dos trabalhadores faz toda a diferença. Ficamos felizes de sermos referência no país com o Tarifa Zero, mas ainda mais felizes por ver o impacto positivo em nossa comunidade”, afirma Picucha.

Tarifa Zero em Parobé

O novo sistema de transporte público municipal foi criado pela Prefeitura e lançado no dia 23 de março de 2022 a fim de garantir à população mais acessibilidade, segurança e dignidade no serviço. Para utilizar o transporte não é necessário cadastro prévio nem a apresentação de qualquer documento. Os ônibus de Parobé contam com acessibilidade, ar-condicionado e têm em média 10 anos de uso.