Geral
  COMBATE AO AEDES AEGYPTI

Parobé divulga cronograma de aplicação da segunda rodada de inseticida entre a próxima segunda (11) e quarta-feira (13)

A ação teve início na terça, 5, e acontece um dia em cada localidade, das 6h às 8h e das 18h às 20h.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Parobé

Uma nova rodada de aplicação de inseticida, também conhecido como Fumacê, ocorrerá em Parobé na próxima semana. Segundo a Vigilância Ambiental de Parobé, esta medida de combate ao mosquito adulto transmissor da dengue, o Aedes Aegypti, é coordenada pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), do Governo do Estado, que definiu por reforçar a aplicação nos bairros onde o inseticida foi aplicado na última semana.

A estratégia para controlar as populações de mosquitos consiste em passar um carro que emite uma “nuvem” de fumaça com baixas doses de um inseticida que elimina a maior parte dos mosquitos adultos presentes na região.

A ação teve início na última desta terça-feira, 5, e acontece um dia em cada localidade, das 6h às 8h e das 18h às 20h, conforme o cronograma. O carro passa em frente às residências realizando a aplicação de inseticida para o controle do mosquito adulto. Nesta sexta-feira, 8, de manhã, o fumacê passa no Residencial Azaléia e na Colina do leão, e a tarde nos bairros Planaza e Nova Parobé. Amanhã, sábado (9), pela manhã, serão atendidos os bairros Guarani e Laranjeiras. Já no período da tarde, a ação ocorre no bairro Bela Vista.

A secretária de Saúde Ana Elisa de Lima reforça que está pleiteando junto ao Estado para que, além dos bairros já atendidos, a ação passe para outras regiões nos próximos dias. “Dependemos da liberação do Estado para que a ação seja estendida para outros bairros e abranja o maior número de localidades. Entretanto, é importante destacar que o inseticida não elimina os focos de larvas, apenas o mosquito adulto e manter as casas sem larvas do mosquito deve continuar sendo uma preocupação constante da comunidade”, destaca.

Importante

Durante a aplicação do inseticida, é recomendável que o morador deixe as janelas abertas e que movimentem cortinas e móveis para que os mosquitos que estiverem dentro das residências se desloquem para serem eliminados e também que as pessoas permaneçam dentro de suas casas durante a aplicação.

Atenção: em caso de chuva ou vento, a ação será marcada.

Cronograma de aplicação do inseticida para a próxima semana:

Dia 11 manhã – Planalto e Vila Nova

Dia 11 tarde – Boa Vista e Vila Feliz

Dia 12 manhã – Paraíso

Dia 12 tarde – Bairro Jardim, Bairro Cardoso e Arroio do Sal

Dia 13 manhã – Alexandria e 3L

Dia 13 tarde – Guarujá e Vila Mariana