
A coincidência entre os feriados da Páscoa e de Tiradentes, que ocorreu em abril de 2025, é considerada um evento raro e só deve se repetir novamente em 2087, segundo levantamento realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Esta será apenas a terceira vez neste século que as duas datas se alinham no mesmo mês — as ocorrências anteriores foram em 2003 e 2014.
A conjunção desses feriados não é simples, já que a data da Páscoa varia a cada ano. De acordo com a tradição cristã, a celebração da ressurreição de Jesus acontece no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre depois do equinócio de outono no hemisfério sul, geralmente em 21 de março. A Quaresma, período de 40 dias de preparação espiritual que antecede a Páscoa, inicia-se na Quarta-Feira de Cinzas, um dia após o Carnaval, e define todo o calendário litúrgico móvel, incluindo a Sexta-Feira da Paixão — feriado cristão que precisa cair no dia 18 de abril para que a Páscoa coincida com o feriado de Tiradentes, celebrado em 21 de abril.
Em 2025, além da sobreposição de Páscoa e Tiradentes, moradores de Taquara também tiveram um motivo extra para comemorar: o aniversário do município, celebrado em 17 de abril, caiu em uma quinta-feira, contribuindo para um raro período prolongado de feriados seguidos. Segundo o estudo da UFRGS, será necessário esperar 62 anos até que o calendário proporcione novamente essa mesma configuração.