Cultura e Lazer
  CULTURA

Passeio Cultural Histórico Arquitetônico de Taquara receberá mais um grupo no próximo sábado (9) 

Para a prefeita Sirlei Silveira que participou do primeiro passeio, a iniciativa é louvável e deve se repercutir por mais edições em Taquara.

No próximo sábado (9), mais um grupo de caminhantes conhecerá um pouco mais a história do Município através do Passeio Cultural Histórico Arquitetônico de Taquara. Para participar deve-se fazer o agendamento pelo telefone (51) 3541-9200, através do ramal 434; pelo e-mail: museu@taquara.rs.gov.br ou pelo formulário eletrônico:  https://forms.gle/7DvuqBshr3B5fHbp6. O último passeio está programado para 23 de abril, sempre em dois roteiros, um com início às 8h e outro, às 10h. 

Sábado passado (2) ocorreu a visitação do primeiro grupo de participantes sendo um sucesso conforme relata o professor de Literatura, Laureci Armando Mayca, um dos guias do passeio. “Como primeira experiência, foi bastante positiva. Foram momentos de interação entre equipe e participantes e mesmo com o nervosismo da organização, pois queríamos que tudo ocorresse da melhor forma possível, fomos aplaudidos ao final do encontro”, destacou.

Para a prefeita Sirlei Silveira que participou do primeiro passeio, a iniciativa é louvável e deve se repercutir por mais edições em Taquara. “Passamos todos os dias em frente aos prédios de nossa cidade, mas através do passeio temos uma visão diferenciada e com certeza um sentimento maior de amor ao nosso Município. Aproveito para agradecer aos alunos do Curso de História da Faccat que estão orientando os roteiros, auxiliando a equipe do Museu na realização deste evento”, salienta Sirlei. 

A iniciativa integra dois passeios por mais de 50 prédios históricos distribuídos em dois roteiros: “Estrada Geral para os Campos de Cima da Serra” e “Pelos Caminhos da Economia: a Rua Tristão Monteiro e a Estação Férrea de Taquara”, conduzidos por alunos de História da Faccat e supervisionados pela equipe do Museu Histórico Municipal Adelmo Trott. “Nos chamou muito a atenção a participação e o interesse de muitos jovens. O grupo era bastante heterogêneo, o que trouxe muita troca. Esperamos que os passeios tenham vindo para ficar”, destaca uma das participantes, Regina Michalski, de Três Coroas.

Roteiros do Passeio Cultural

Roteiro 1 – “Estrada Geral para os Campos de Cima da Serra”, segue para as ruas Dr. Edmundo Saft, Tristão Monteiro, General Frota e Júlio de Castilhos. Neste roteiro é possível conhecer o Solar Pina, a Casa Vidal, o Casarão da Família Bergold, o CTG “O Fogão Gaúcho”, a Igreja Evangélica da Paz, a Paróquia Senhor Bom Jesus, o Clube Comercial, a Praça Marechal Deodoro, o Palácio Municipal Diniz Martins Rangel, dentre outros.

Roteiro 2 – “Pelos Caminhos da economia: a Rua Tristão Monteiro e a Estação Férrea de Taquara” é o segundo roteiro e passa pelas ruas General Emílio Lúcio Esteves e Tristão Monteiro e os participantes podem conhecer o prédio do antigo Hospital de Caridade (atual Hospital Bom Jesus), da Casa Ebling & Fleck (atual SICOOB), o Palácio Municipal Diniz Martins Rangel, a Casa Vidal, a Vila Ernestina, a antiga Estação Ferroviária de Taquara, Casa Comercial Dienstmann, Joalheria Laube, a Praça Marechal Deodoro, dentre outros espaços que foram importantes para a economia da cidade.

Fotos: Divulgação / Cris Vargas