Os artigos publicados no site da Rádio Taquara não refletem a opinião da emissora. A divulgação atende ao princípio de valorização do debate público, aberto a todas as correntes de pensamento.
Participe: jornalismo@radiotaquara.com.br
Publicado em 29/10/2021 14:36 | Atualizado em 29/10/2021 14:37 Off

“Pense igual ou seja cancelado”

Há pouco tempo atrás, menos de dois anos, lembro que uma dúvida me vinha na cabeça sempre que escutava uma frase, até então, muito famosa no twitter: “ciclano foi cancelado”. Pensava: “que raios é isso?”

Não era um questionamento que fazia eu perder o sono, tanto que por um bom tempo não busquei saber do que se tratava. Entretanto, sempre que escutava ou voltava a ler essa frase, sentia uma energia pesada, afinal, existe outra expressão muito comum, que é: “CPF cancelado”, que nada é mais que bandido morto. Seria então, que uma pessoa cancelada é alguém que mataram? 

Comecei a achar cada vez mais esquisito, sabia que vinha do Twitter, então liguei os pontos. “Post de membros que parte das pessoas que não gostam, reclamam no aplicativo e ele o exclui”. Será que acertei?

Não, porém, estava chegando perto. Perguntei para uma amiga e ela me explicou. São opiniões que as pessoas expressam e não são aceitas por quem está lendo. Não achei absurdo, é democrático, inclusive. Ninguém precisa pensar igual, todos possuem direito à opinião, desde que sem ofender quem quer que seja. Só que aí ela me contou que o cancelamento não está na discordância do posicionamento, sim no fato de que a opinião que é motivo de discórdia, vira um palco de ofensas em quem a colocou. Simplesmente, a moral e todo o legado de uma vida, vão por água a baixo, sem se quer ser analisado o contexto e o sentido da visão transmitida.

Fora o efeito viral, incentivado por quem única e exclusivamente quer denegrir quem tem um pensamento contrário ao seu.

O Planeta Terra está dividido na justiça dos homens e no Tribunal da Internet. Nesse tribunal, os julgadores são todos figuras idôneas, que jamais erram e dão parecer sobre tudo. Se você discordar deles, vão “catar” seu CPF, sua identidade, seu emprego, qualquer coisa que possa te fazer ser punido por pensar diferente. Em qualquer esfera.

Ou você é amarelo ou vermelho. Ou você incentiva, ou é contra. Exige respeito, só que não respeita a opinião do próximo. Enxerga preconceito, sem perceber que está sendo preconceituoso.

O mundo é 2021 e quase nada ainda aprendemos. Temos tecnologia e não sabemos usar. E o motivo é muito simples: o computador ainda não pensa por nós. Ele diz o que queremos ver. Interpretar é tarefa do ser humano.

É aí que mora o problema. Pensamos pouco e falamos muito. Na maioria das vezes, besteira. O bom é que sempre dá para corrigir. 

Exceto os cancelados. Os canceladores não deixam!

Por Cassiano Gottlieb, de Taquara
[Leia todas as colunas]

>> Deixe sua opinião:
Os artigos publicados no site da Rádio Taquara não refletem a opinião da emissora. A divulgação atende ao princípio de valorização do debate público, aberto a todas as correntes de pensamento.
Participe: jornalismo@radiotaquara.com.br