Geral
  JOGOS ESTUDANTIS

Período de inscrições para os Jogos Estudantis 2022 é aberto em Taquara

Competição municipal iniciará com as provas de atletismo, nos dias 23 e 24 de maio
Foto: Divulgação/Alexandre Lencioni (Arquivo Prefeitura de Taquara)

Realizados pela última vez há três anos, em razão da pandemia da Covid-19, os Jogos Estudantis de Taquara (JETs) estão de volta ao calendário de eventos esportivos do Município. Interessados em participar das competições promovidas pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), através da Diretoria de Esportes, devem ficar atentos, pois já está aberto o período de inscrições para a primeira etapa. As provas de atletismo abrirão os trabalhos dos Jogos, nos dias 23 e 24 de maio, no Parque do Trabalhador.

“Os nossos JETs são tradicionais dentro do cenário estudantil. Têm um caráter de integração, sociabilização, fruição e vivências para os docentes das três redes escolares do Município. Estávamos com saudade de sua realização”, celebra o diretor de Esportes, Joel Dutra.

Conforme a prefeitura de Taquara, as inscrições para as provas de atletismo podem ser realizadas de forma on-lin, através do link: https://bit.ly/jetstaquara2022. A novidade neste ano é que as disputas podem ser realizadas por alunos de todas as escolas de Taquara, tanto as municipais quanto as estaduais e particulares.

“Além disso, adicionamos mais duas categorias para as provas, permitindo que mais alunos possam competir. Cada escola poderá inscrever até dois alunos por prova, e os estudantes poderão participar de até três provas diferentes, sendo duas individuais e o revezamento”, explica o diretor de Esportes de Taquara.

As disputas serão nas categorias Pré-mirim (nascidos entre 2011 e 2012), Mirim (nascidos entre 2009 e 2010), Infantil (nascidos entre 2007 e 2008) e Juvenil (nascidos entre 2005 e 2006), nas modalidades masculina e feminina.

As provas da categoria Pré-Mirim serão nas corridas de 60 metros, 150 metros e 600 metros, revezamento 4×60 metros, salto em distância e arremesso de pelota (de 250 gramas).

Na categoria Mirim, as disputas serão nas provas de corrida de 75 metros, 250 metros e 800 metros, revezamento 4×75 metros, salto em distância e arremesso de peso (masculino, 2 quilos, e feminino, 1 quilo).

E nas categorias Infantil e Juvenil, as corridas serão de 100 metros, 400 metros e 1000 metros, revezamento 4×100 metros, salto em distância e arremesso de peso (masculino, 4 quilos, e feminino, 3 quilos).

A prefeita de Taquara, Sirlei Silveira, ressaltou a importância do retorno dos Jogos Estudantis ao calendário de eventos do Município.

“Estamos felizes em retomarmos a realização dos JETs. Nossos pequenos atletas já estão mobilizados em competir depois de tantos anos. Será uma grande celebração do esporte e contamos com a participação de muitos alunos neste evento que se aproxima”, destaca a prefeita de Taquara.

Demais modalidades serão realizadas posteriormente

Em maio, as provas dos Jogos Estudantis de Taquara serão apenas as de atletismo. Joel salienta que nos próximos meses, estarão abertas as inscrições para as etapas seguintes do evento. Ao longo do ano, também serão trabalhados os eventos de handebol, vôlei e futsal. Em todas as provas, haverá a entrega de medalhas para os três primeiros colocados.

O diretor de Esportes destaca a importância do evento como forma de ressaltar as manifestações esportivas, que ocupam um lugar importante na história da humanidade desde as civilizações primitivas.

“O esporte passou por uma significativa evolução. E isto tem contribuído para a sua propagação no meio social, chegando ao ponto de se constituir em um verdadeiro fenômeno sociocultural, presente em todas as camadas sociais. A importância de tais práticas vai além dos muros da escola. Tem a ver com a cidadania, a apropriação de espaços de cultura e lazer, e a autonomia que tanto se busca do nosso aluno”, frisa Joel.