Geral

Pesquisa de atendimento a pacientes ajudará a planejar a área da saúde em Taquara

A Secretaria Municipal da Saúde está realizando, desde março, relatórios dos atendimentos da Unidade Básica Central, o Posto 24 Horas.

A Secretaria Municipal da Saúde está realizando, desde março, relatórios dos atendimentos da Unidade Básica Central, o Posto 24 Horas. Os dados sobre os pacientes servirão para planejar o setor, de acordo com o coordenador das pesquisas, enfermeiro Jorge Amaral.

As informações levantadas revelam que o Posto 24 Horas atendeu, em março, moradores de pelo menos 22 locais de Taquara. Naquele período, 15% dos atendidos eram do interior do município, outros 12% do bairro Empresa e a mesma porcentagem do Centro. O público feminino é superior na procura por atendimentos. Em março, 58% dos 8.225 pacientes foram mulheres e 42% homens.

A trabalhadora doméstica Beatriz Machado, 47 anos, mora no Santa Teresinha, mas buscou assistência médica na quarta-feira à tarde na Unidade Central. O bairro dela possui uma UBS, mas Beatriz argumenta que procura consultar no 24 Horas por ficar mais próximo do emprego. Este posto foi procurado por 7.384 pacientes em março, sendo que as dez Unidades Básicas de Saúde do município tiveram, juntas, 10.944 atendimentos.

O enfermeiro Jorge explica que outro motivo que atrai muitas pessoas a procurar ajuda médica no Centro é o fato da proximidade com a Farmácia Básica Municipal, serviço disponível o tempo todo. No Empresa, uma farmacêutica faz o atendimento em meio turno. Porém, o secretário da Saúde, Vanderlei Petry, diz que ficaria inviável disponibilizar um profissional para a dispensa de medicamentos em todas as UBSs.

Pacientes com idade superior a 60 anos foram 28% em março. Nesta categoria se encontra o morador do bairro Morro da Cruz, Jorge Luis de Lima, 64 anos, que foi acompanhado da irmã Vera Lúcia de Lima, 56 anos, para fazer exame de eletrocardiograma e medição de glicose. O enfermeiro conta que a pesquisa ajudará a conhecer o perfil dos pacientes e o fluxo de atendimentos, possibilitando, com as informações, melhorias à promoção da saúde.

Os dados também procuram elucidar os motivos que levam as pessoas a deixar os postos de bairros e procurar atendimento na Unidade Central. Um dos planos de Petry é criar uma comissão para avaliar os indicadores e os manter atualizados. A tendência, segundo o secretário, é diminuir os atendimentos com profissionais especialistas e aumentar os com médicos generalistas, que trabalham com a prevenção de doenças.

Pacientes aguardando atendimento na semana passada. Foto: Cristiano Vargas/Jornal Panorama