Polícia Civil de SP e RS realiza operação contra crimes de extorsão em Taquara e cidades do Estado

Conforme o delegado Edmar Rogério Caparroz, o crime é conhecido como ‘sextorsão’, e consistente na ameaça de divulgar imagens íntimas para obter vantagem financeira.
Publicado em 12/11/2021 10:21 | Atualizado em 12/11/2021 15:35 Off
Por Rádio Taquara

Fotos: Divulgação/Polícia Civil RS

As Polícias Civis do Estado de São Paulo (SP) e Rio Grande do Sul (RS), por meio da Delegacia de Polícia de Teodoro Sampaio, da Central de Polícia Judiciária de Presidente Venceslau e da Delegacia de Polícia de Taquara, deflagraram, nesta sexta-feira (12), a Operação Himeros para fins de cumprimento de 15 (quinze) mandados de buscas nas cidades de Taquara, Nova Prata, Vila Flores e Charqueadas, no Estado do Rio Grande do Sul.

A operação investiga uma associação criminosa voltada a prática de crimes de extorsão em que vítimas homens são atraídas por perfis falsos de mulheres nas redes sociais e induzidas a troca de fotos, por meio de aplicativos de conversas.

De posse das imagens, a suposta mulher alega ser menor de idade, quando então familiares, advogados e até policiais, todos fictícios, passam a exigir a transferência de valores para que as imagens e as conversas não sejam levadas ao conhecimento das autoridades. Temerosas, as vítimas acabam cedendo as exigências e realizando as transferências bancárias.

O Delegado de Polícia, Edmar Rogério Dias Caparroz, que preside as investigações esclareceu que “na verdade, trata-se da modalidade de extorsão conhecida como ‘sextorsão’ consistente na ameaça de se divulgar imagens íntimas para forçar alguém a fazer algo e, no presente caso, ceder a vantagem financeira”.

Estima-se que os casos registrados estão aquém dos efetivamente praticados pelos criminosos, visto que em muitos deles, as vítimas, constrangidas, deixam de formalizar o registro inicial por meio do boletim de ocorrência.

Apura-se ainda um suicídio ocorrido recentemente na cidade de Teodoro Sampaio em que a vítima teria atentado contra a própria vida após ter sido alvo do mesmo esquema criminoso quando, desesperada em razão das ameaças de divulgação das imagens, praticou o suicídio por enforcamento.

A Operação Himeros é uma alusão ao deus grego do desejo sexual.

>> Deixe sua opinião: