Polícia Civil lança programa de bate-papo com adolescentes sobre prevenção às drogas e à violência

Para que o encontro seja realizado é preciso entrar em contato com a Polícia Civil, através da central de marcação para a visita, pelo e-mail papoderesponsa@pc.rs.gov.br.
Publicado em 08/09/2021 15:53 | Atualizado em 08/09/2021 15:58 Off
Por Alan Júnior

A Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul lançou nesta quarta-feira (8), para o Vale do Paranhana, o programa “Papo de Responsa”. Conforme a instituição, o programa consiste em um bate-papo com jovens e adolescentes trazendo, de forma descontraída, uma abordagem sobre prevenção às drogas, violência e o papel do policial na sociedade.

De acordo com a Polícia Civil de Taquara, os encontros acontecerão em escolas de ensino fundamental e médio, públicas e privadas, tanto para crianças quanto para adolescentes e adultos. Para que o encontro seja realizado é preciso entrar em contato com a Polícia Civil, através da central de marcação para a visita, pelo e-mail papoderesponsa@pc.rs.gov.br.

Conforme os policiais civis de Taquara, que fazem parte dos instrutores do programa, o primeiro encontro já está agendado. A cidade de Cambará do Sul já solicitou a realização do “Papo de Responsa” que será realizado no fim do mês de setembro. As datas para a realização dos encontros no Vale do Paranhana ainda estão sendo agendadas.

Programa “Papo de Responsa”

O Programa “Papo de Responsa” foi criado há 15 anos pelo Inspetor de Polícia Roberto Chaves, na Polícia Civil do Rio de Janeiro, propondo uma nova metodologia de interação e diálogo entre crianças e jovens, com o objetivo de promover ações preventivas e informativas em relação à violência e, especialmente, às drogas, sendo esta a primeira temática do projeto.

No ano de 2016 a Polícia Civil gaúcha aderiu ao projeto por meio da assinatura de Termo de Cooperação Técnica entre as instituições, com a participação do Denarc e do Deca.

Vale do Paranhana

Há cerca de duas semanas, policias da região participaram de um treinamento para realizarem a ministração desse programa. A partir deste treinamento, a Polícia Civil do Vale do Paranhana foi capacitada a atender os jovens e adolescentes da região. Conforme os instrutores do bate-papo, através da capacitação, os policias poderão atender à demanda de púbico com mais agilidade.

>> Deixe sua opinião: