Geral
  MUITO FRIO

Possibilidade de neve, geada e fortes ondas de frio atingem o Sul do país a partir da próxima semana

Conforme meteorologistas, pode nevar em cidades da Serra Gaúcha, como São Francisco de Paula, Cambará do Sul e São José dos Ausentes.
Neve na zona rural de São Joaquim, Santa Catarina. Foto: Ilustrativa/Arthur Puls

A possibilidade de neve, geada e fortes ondas de frio atingem o Rio Grande do Sul e todo o Sul do país na próxima quinzena de maio, segundo meteorologistas. A previsão para a próxima semana – 16 e 21 de maio – é de que o frio se intensificará, antes mesmo do início do inverno no Hemisfério Sul, previsto para 21 de junho de 2022.



Foto: Divulgação/Twitter-@PNAS_PNSG

De acordo com a MetSul, neste ano, maio tem anomalias de temperatura mínima, perto ou acima da média, na maior parte do Sul do Brasil e máximas abaixo da média, em quase toda a região. A tendência para a segunda quinzena é que muitas áreas da região Sul terminem o mês com temperatura próxima ou abaixo da média histórica. Já na semana que vem, segundo a MetSul, o Rio Grande do Sul terá o ingresso da primeira massa de ar frio de forte intensidade do ano.

Foto: Divulgação/Metsul

O frio será mais intenso entre os dias 19 e 21 deste mês, quando o ar congelante vai progredir mais pelo território brasileiro. Conforme meteorologistas, pode gear e até mesmo nevar em cidades da Serra Gaúcha, como São Francisco de Paula, Cambará do Sul e São José dos Ausentes. No entanto, antes a temperatura já deve estar baixa em Estados principalmente do Sul, sobretudo nas máximas com tardes mais frias, pela interação do ar frio com instabilidade.

Fonte: Metsul Meteorologia