Geral
  LUZ SOLAR

Posto de Saúde 24 horas de Taquara terá abastecimento de energia solar

Projeto está sendo elaborado em parceria da prefeitura com a RGE
Foto: Cris Vargas/Prefeitura de Taquara

Tendo como objetivo promover maior eficiência e economia no abastecimento de energia elétrica do Complexo de Saúde Darcy Ribeiro, conhecido pela comunidade como Posto 24 horas, a prefeitura de Taquara, por meio de um convênio com a RGE Sul Distribuidora de Energia S.A, está promovendo a instalação de placas de abastecimento de energia solar.

Por meio do Termo de Cooperação Técnica, firmado em dezembro de 2021, referente ao Programa de Eficiência Energética, executado pela CPFL e regulamentado pela ANEEL, foram investidos cerca de R$ 100 mil advindos do Programa, sem nenhuma contrapartida do Município, resultando na instalação de 44 placas fotovoltaicas de 450W (Watts) de potência no Posto 24 horas, localizado na rua 17 de Junho, 2411, no Centro.

“Este é mais um investimento que irá gerar economia para os cofres públicos municipais. Agradecemos à RGE pela parceria oferecida à execução deste projeto”, destaca Sirlei Silveira, prefeita de Taquara.

Conforme a administração municipal, o Projeto de Eficiência Energética(PEE), da RGE II, prevê a implementação de ações de eficiência energética em iluminação e instalação de sistema fotovoltaico trazendo maior redução dos custos com a energia elétrica, modernização e consequente redução de custos com manutenção.

Busca ainda, conforme o termo, a permanente conscientização quanto ao uso inteligente da energia elétrica, já que com a disseminação dos conceitos de eficientização energética, há redução do desperdício de energia elétrica, fato que consequentemente possibilitará a economia na realização de novos investimentos para expansão do sistema elétrico, contribuindo para a não elevação sistemática dos custos do serviço.

Placas Fotovoltaicas

O painel solar (placa solar fotovoltaica) é o equipamento essencial para se gerar energia fotovoltaica, o qual é composto por células fotovoltaicas fabricadas a partir de materiais semicondutores que absorvem a luz do sol e geram energia elétrica. O painel solar reage com a luz do sol e produz energia elétrica (energia fotovoltaica).

Os painéis solares, instalados sobre o telhado, são conectados uns aos outros e conectados no inversor solar. Um inversor solar converte a energia solar dos painéis fotovoltaicos em energia elétrica que pode ser usada pelo imóvel.

Quando se produz mais energia do que se consome, este excesso de eletricidade vai para a rede elétrica e vira créditos de energia para serem utilizados em outros momentos, como à noite ou nos próximos meses.