Geral
  IMUNIZAÇÃO

Postos de saúde de Taquara abrirão neste sábado (04) para a vacinação contra a gripe, sarampo e Covid

Vacinas serão aplicadas nas UBSs Empresa, Piazito, Santa Teresinha e Mundo Novo, no horário das 8h às 11h30min
Foto: Magda Rabie/Prefeitura de Taquara

Neste sábado (04), no encerramento da campanha de vacinação contra a Influenza (gripe) e o sarampo em Taquara, as unidades básicas de saúde (UBSs) Empresa, Piazito, Santa Teresinha e Mundo Novo estarão abertas, no horário das 8h às 11h30min, para imunizar os públicos-alvo da campanha.

“Será a última oportunidade para tomar as doses destas vacinas. É muito importante ampliarmos a cobertura vacinal destas doenças, para evitar surtos e casos graves. Quem puder, pode comparecer às UBSs para serem vacinados”, ressalta a prefeita Sirlei Silveira.

Conforme a prefeitura de Taquara, no mesmo dia, horário e locais, também terá a aplicação de doses da vacina contra a Covid-19 para todos os públicos que podem ser imunizados.

Até sexta-feira (03), a imunização contra a gripe e o sarampo ocorre nas UBSs Empresa, Piazito, Mundo Novo, Santa Teresinha, Eldorado e Santa Maria. Nas unidades do interior, a campanha prossegue apenas com a aplicação de doses da vacina da gripe. E as crianças que estão na faixa etária da imunização devem ser vacinadas, exclusivamente, nos postos localizados na zona urbana, por possuírem salas de vacinas.

A vacinação contra o sarampo é aplicada em trabalhadores da saúde e em crianças de seis meses até quatro anos, 11 meses e 29 dias. A imunização contra a gripe é voltada para pessoas com 55 anos ou mais, trabalhadores da saúde, crianças de seis meses até nove anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente e caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo.

“É uma importante mobilização que realizamos para garantir que o maior número possível de taquarenses sejam imunizados”, completa a secretária de Saúde, Mariane Farias da Silva.

Quem deve se vacinar contra o sarampo?

-Trabalhadores da saúde;

– Crianças de 6 meses a 4 anos.

Quem deve se vacinar contra a gripe?

-Pessoas com 55 anos ou mais;

-Trabalhadores da saúde;

-Crianças de 6 meses a 9 anos;

-Gestantes e puérperas;

-Professores;

-Pessoas com comorbidades;

-Pessoas com deficiência permanente;

-Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo.

Quem deve se vacinar contra a Covid-19?

– Crianças de 5 a 11 anos para a primeira ou segunda dose;

– Adolescentes de 12 a 17 anos, para a primeira, segunda ou terceira doses;

– Adultos de 18 a 59 anos, para a primeira, segunda ou terceira dose;

– Idosos com 60 anos ou mais, para a primeira, segunda, terceira ou quarta doses.