Prefeita Sirlei assume interinamente a Secretaria de Saúde de Taquara

Segundo a administração, a titular da pasta, Ana Maria Rodrigues, pediu exoneração alegando motivos pessoais.
Publicado em 18/10/2021 16:45 Off
Por Vinicius Linden
Prefeita em reunião com equipe técnica da Secretaria da Saúde. Divulgação / Cris Vargas

A Prefeitura de Taquara confirmou, nesta segunda-feira (18), uma mudança na composição do secretariado da prefeita Sirlei Silveira. De acordo com a administração, alegando motivos pessoais, a titular da Secretaria de Saúde, Ana Maria Rodrigues, pediu exoneração do cargo. Com isso, a própria prefeita assumiu interinamente a função de secretária da pasta.

“A saída da Ana foi construída há algumas semanas, quando ela, em razão de tratatamento de saúde, externou o desejo de se afastar e se dedicar mais a si. Muito embora ela não esteja conosco como servidora, segue e seguirá como parceira de Taquara, nos auxiliando em projetos e encaminhamentos, sendo uma consultora voluntária do município, o que será de grande valia para a gestão”, diz a prefeita Sirlei. Na nota em que comunicou a mudança, a chefe do Executivo agradeceu os esforços de Ana em quase 10 meses completos de trabalho.

A prefeita ainda divulgou o que considera como principais contribuições da ex-secretária. Menciona a reestruturação da base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que antes contava com recursos da prefeita para se manter e hoje recebe repasses exclusivos dos governos do Estado e federal, numa economia mensal de R$ 100 mil ao caixa do município. Outra conquista atribuída por Sirlei à ex-secretária foram os R$ 2,4 milhões para a conclusão do prédio onde seria a UPA, e que receberá o Complexo Municipal de Saúde.

A prefeitura menciona, também, que, durante sua gestão, Ana aderiu à Rede Bem Cuidar e à Farmácia Mais, programas estaduais de incentivos à atenção primária à saúde. “Em seu trabalho, houve a reestruturação administrativa da SMS [Secretaria Municipal de Saúde], da rede de atenção básica e do Conselho Municipal de Saúde. Entre outras coisas, também ocorreu a implantação do prontuário eletrônico, nova licitação para informatização da gestão em saúde em todas as áreas da secretaria, contratação de nova empresa médica e implantação dos fluxos de gestão compartilhada entre SMS e Hospital Bom Jesus”, diz o texto.

Na nota, a administração ainda tratou de explicar como Sirlei tem atuado para atender as demandas. Segundo a administração, a prefeita chega às 7h30min na Secretaria de Saúde, se reunindo com a diretora geral, Mariane Farias da Silva, a chefe do setor de Regulação de Consultas e Exames, Melissa Oliveira, o responsável técnico da Enfermagem, Daniel Rosa, e o responsável técnico da Medicina, Newton Ribeiro. À tarde, às 13h, o grupo realiza novo encontro, alinhando encaminhamentos e discutindo tomadas de decisões. “Seguiremos assim pelas próximas semanas, até ser definido um novo nome para assumir o comando da Saúde em Taquara. Estamos atentos às demandas surgidas e sempre implementando melhorias para a população”, garantiu a prefeita.

>> Deixe sua opinião: