
Foto: Daniela Martins/Assessoria Município de Igrejinha
O Município de Igrejinha e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), de Igrejinha assinaram, no último mês, a renovação do Termo de Colaboração entre as partes, que prevê a prestação de serviço da associação à Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla em âmbito municipal. A assinatura aconteceu nas dependências do Centro Administrativo Prefeito Lauri Auri Krause e contou com a presença do prefeito de Igrejinha, Leandro Hörlle, representando a administração municipal, e da diretora Silvia Bischoff, da presidente Suleica Engelmann e da secretária administrativa Roseli Bender representando a APAE.
Segundo Silvia, o Termo de Colaboração da Associação com o Município garante a manutenção das ações prestadas pela APAE, que hoje é a organização de referência ao atendimento à Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla no município. “Este valor não representa apenas um repasse de recursos, mas o reconhecimento e interesse da atual Administração Municipal em conhecer o nosso trabalho e contribuir para o seu pleno funcionamento”, afirma Silvia.
O termo prevê a atenção integral à Pessoa com Deficiência por parte da APAE, prioritariamente aquela com deficiência intelectual, múltipla ou Transtorno Global do Desenvolvimento, tendo como missão promover e
articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientação, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da Pessoa com Deficiência e a construção de uma sociedade justa e solidária.
Ainda conforme previsto no termo celebrado, o Município de Igrejinha tem a responsabilidade de repassar mensalmente o valor de R$ 88.088,03 (oitenta e oito mil, oitenta e oito reais e três centavos) para a associação utilizar no exercício de suas atividades, chegando no investimento total de R$ 1.057.056,36 (um milhão, cinquenta e sete mil e cinquenta e seis reais e trinta e seis centavos).
Leandro Hörlle, prefeito de Igrejinha, afirma que a parceria se renova mais uma vez devido à qualidade de atendimento e atenção oferecidos pela Associação. “A APAE de Igrejinha possui mais de 40 anos de história em Igrejinha, e exerce, sem dúvidas, um papel de extrema importância no atendimento de pessoas excepcionais no Município. Estamos investindo mais de um milhão de reais na instituição em prol
da comunidade”, diz Leandro. A APAE de Igrejinha foi fundada em 27 de novembro de 1980, e atua nas
áreas de assistência social, saúde, e educação.