Geral
  TARIFA ZERO

Prefeitura de Parobé contabiliza mais de 45 mil passageiros em dois meses do programa Tarifa Zero

Relatório da administração municipal aponta ainda que, neste mesmo período, quadruplicou o número de passageiros
Fotos: Divulgação/Prefeitura de Parobé

Comemorando o sucesso do “Tarifa Zero”, programa pioneiro que oferta transporte público gratuito para a comunidade, a prefeitura de Parobé contabilizou, em dois meses de funcionamento, que o serviço de gratuidade na passagem de ônibus foi disponibilizado para mais de 45 mil passageiros que utilizaram o serviço.



O relatório da administração municipal aponta ainda que, neste mesmo período, quadruplicou o número de passageiros, passando dos cerca de 200 que utilizavam as linhas nos primeiros dias para mais de 800 em dias de grande movimento.

Implantado em cerca de 20 municípios em todo o Brasil, o Tarifa Zero tornou Parobé uma referência na região, atraindo para o município gestores de diversas cidades, que querem conhecer as particularidades da iniciativa que tem beneficiado a indústria, o comércio, o turismo local e, principalmente, a comunidade e os trabalhadores. A cidade já recebeu a visita de representantes de Campo Bom, Sapucaia do Sul, Sapiranga, São Sebastião do Caí, entre outros.

De acordo com a prefeitura de Parobé, recentemente a ação também foi tema no Congresso Nacional, em uma sessão da Câmara dos Deputados Federais, sendo ressaltada no discurso do deputado Pompeo de Mattos, além de ter sido citada em uma sessão do senado, na fala do senador Paulo Paim, sugerindo a criação de uma sessão temática para debater a Tarifa Zero, para que a ação possa servir de exemplo e ser implantada em outras cidades do país. 

O prefeito Diego Picucha comemora o impacto que o ônibus com passagem gratuita tem causado no orçamento das famílias, visto que, em média, 17% do salário mínimo de um trabalhador é gasto em transporte, considerando apenas duas passagens por dia, uma de ida e outra de volta para o trabalho.

“O programa ainda está trazendo vários benefícios, não apenas para a população que não paga mais para andar de ônibus, mas também para o crescimento econômico da cidade. O número de passageiros quadruplicou, o que demonstra que as pessoas passaram a circular mais na cidade e a consumir no comércio local. Além disso, o impacto sobre o orçamento dos da família dos trabalhadores faz toda a diferença. Ficamos felizes de sermos referência no país com o Tarifa Zero, mas ainda mais felizes por ver o impacto positivo em nossa comunidade”, afirma o prefeito de Parobé.