Prefeitura de Taquara abre cadastro para Programa de Logística Reversa de Lâmpadas

A logística reversa é uma ferramenta que busca direcionar produtos já consumidos para a reciclagem ou a obtenção de energia
Publicado em 30/07/2021 10:18 Off
Por Alan Júnior
Foto: Divulgação/Cris Vargas

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Planejamento, Meio Ambiente e Captação de Recursos, iniciou o cadastramento de comerciantes para participar do Programa de Logística Reversa de Lâmpadas, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A logística reversa é uma ferramenta que busca direcionar produtos já consumidos para a reciclagem ou a obtenção de energia. Ou seja, o que antes seria descartado em um aterro sanitário, gerando impacto ambiental negativo, passa a ser direcionado para ser reciclado, e novamente produtivo.

O programa é desenvolvido pela Reciclus, uma organização sem fins lucrativos idealizada, formada e sustentada por empresas que fabricam ou importam lâmpadas e equipamentos de iluminação. O comerciante que aderir à ideia receberá em seu estabelecimento um depósito de lâmpadas usadas, para que o consumidor final as descarte ali e a Reciclus faça o recolhimento para a reciclagem dos produtos. 

“A questão ambiental é extremamente importante para o desenvolvimento sustentável e saudável de qualquer cidade. Aqui em Taquara, estamos abertos a ampliar nossa atuação diante desta pauta, com o envolvimento de empresários e comunidade nas ações elaboradas”, destaca a prefeita Sirlei Silveira.

O projeto foi tema de uma reunião nesta quarta-feira, 28 de julho, na Prefeitura, com a presença da chefe do Executivo, do presidente da Cooperativa dos Recicladores de Taquara (Corelli), Alexandre Cândido, do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Taquara, João Carlos de Brito, da contadora Nara Mattos e da fiscal ambiental da prefeitura, Dione Gelinger. Entre as ações definidas, será feita uma campanha de divulgação do Programa nos próximos 60 dias em lojas que comercializam lâmpadas. “O comércio é um elo fundamental no processo entre o consumidor final e a Reciclus. Por isso, nós convidamos os estabelecimentos deste tipo de produto para fazer parte desta colaboração”, ressalta Dione.

Comerciantes interessados em aderir ao Programa de Logística Reversa de Lâmpadas podem entrar em contato com a Secretaria de Planejamento, Meio Ambiente e Captação de Recursos, através do e-mail meio.ambiente@taquara.rs.gov.br, para obter as informações necessárias e realizar seu cadastro.

>> Deixe sua opinião: