Prefeitura de Taquara anuncia atendimento pediátrico em todas as unidades básicas de saúde da área urbana do município

Atendimentos serão realizados por agendamento
Publicado em 05/08/2021 15:20 Off
Por Cleusa Silva
Foto: Divulgação/Ruan Nascimento

Com a proposta de facilitar o acesso das crianças ao serviço médico mais próximo de suas casas, além promover a criação de vínculo entre as famílias com os profissionais da saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Taquara passou a oferecer atendimento pediátrico em todas as unidades básicas de saúde (UBSs) da área urbana do município. Conforme o anúncio feito pela administração municipal, a nova forma de atendimentos deverá descentralizar as consultas na UBS Piazito

Conforme a secretária de Saúde de Taquara, Ana Maria Rodrigues, o atendimento nas UBS’s dos bairros Mundo Novo, Santa Teresinha, Santa Maria, Eldorado e Empresa será por agendamento, enquanto a UBS Piazito seguirá com livre demanda.

Ana Maria ressalta ainda que a descentralização dos atendimentos pediátricos permite o desenvolvimento e bem-estar infantil, com um olhar resolutivo e acolhedor, permitindo o acompanhamento do crescimento da criança, com dicas de alimentação e hábitos saudáveis.

A prefeita Sirlei Silveira, destaca que essa proposta de levar o atendimento pediátrico para os bairros ajudará na prevenção de muitas enfermidades.

“Todos nós que somos pais e mães sabemos como a saúde dos nossos filhos é importante. Por isso, oferecemos o serviço pediátrico também para as UBSs urbanas que antes não eram contempladas, dando maior conforto às famílias”, explica a prefeita de Taquara.

Conforme a prefeitura de Taquara, na UBS do bairro Empresa o atendimento será nas segundas, terças e quartas-feira, no turno da manhã, e quintas e sextas-feira pelo turno da tarde. A UBS Mundo Novo já tinha consultas pediátricas nas quartas-feiras, pela manhã e tarde, e agora o serviço também será disponibilizado nas terças-feiras, pela manhã. O atendimento na UBS Santa Teresinha será nas tardes de terça-feira, e às sextas-feiras, nos turnos da manhã e tarde. A UBS do bairro Santa Maria terá atendimento às quartas-feiras à tarde, e a UBS Eldorado contará com pediatra às quintas-feiras, pela manhã e tarde.

Todos os atendimentos nestas unidades de saúde serão de forma agendada, com duas consultas de urgência por turno.

“Enquanto isso, a UBS Piazito continua como a unidade de saúde referência no município, atendendo à livre demanda, das 7h30 às 17h, de segunda à sexta-feira”, reforça a secretária de Saúde de Taquara.

Durante consultas na UBS Eldorado, um dos locais que passou a contar com o atendimento pediátrico, o médico pediatra Sérgio Leandro da Rosa comentou que a descentralização das consultas pediátricas permitirá uma melhor atenção às crianças.

“Conseguimos fazer um atendimento mais tranquilo, o que é muito importante. As crianças têm peculiaridades muito diferentes dos adultos na questão dos cuidados com a saúde. É possível acompanharmos com mais qualidade o crescimento delas, bem como o seu desenvolvimento neurológico, psíquico e motor”, explica.

Quem aprovou a novidade foi Elenice Andriollo, de 29 anos. Seu filho de dois anos foi um dos primeiros a receber atendimento pediátrico na UBS Eldorado, e destacou a agilidade na marcação da consulta.

“É bem importante essa aproximação do atendimento infantil nos bairros. Foi muito rápido e simples para vir até aqui, e há também maior tranquilidade para pedir por um atendimento”, ressalta.

A médica pediatra Claudia Rocha Azocar, que atende na UBS Empresa há 16 anos, também destacou alguns benefícios de se ter um médico pediatra próximo das famílias, como a prevenção de doenças, além de garantir a vacinação das crianças em dia.

“Aqui no bairro fiz o acompanhamento de muitas crianças desde o seu nascimento até os 12 anos de idade. Essa aproximação com as mães e pais dos pequenos é essencial, pois a pediatria é muito importante. O acompanhamento traz uma maior relação de confiança entre nós pediatras com os pais”, comenta a médica pediatra.

>> Deixe sua opinião: