Geral
  LICENCIAMENTO DOS BOMBEIROS

Prefeitura de Taquara auxilia empreendedores a obterem licenciamento junto ao Corpo de Bombeiros

Pedidos podem ser feitos diretamente na Sala do Empreendedor do Município
Foto: Ruan Nascimento/Prefeitura de Taquara

Microempreendedores individuais (MEIs) e microempresários de Taquara podem solicitar gratuitamente o pedido para obterem o Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros (CLCB). O serviço está sendo oferecido na Sala do Empreendedor, no Centro Administrativo Municipal, com o objetivo de facilitar ao contribuinte na tramitação para a implementação de seu negócio.

“É uma forma de valorizarmos aqueles que estão iniciando um negócio em nosso Município, colaborando para o desenvolvimento da nossa economia. São profissionais capacitados e dispostos a atender as necessidades dos empreendedores”, conta a prefeita Sirlei Silveira.

De acordo com o diretor de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Turismo de Taquara, Alex Alves, o contribuinte pode ir até o setor de atendimento aos empreendedores do Município e solicitar pelo CLCB. Será a Administração Municipal quem fará a realização do serviço diretamente com a corporação.

“A iniciativa é resultado de uma parceria estabelecida pelo Município com o Corpo de Bombeiros. É um auxílio ao empreendedor, porque facilita na contabilidade da empresa, gerando menos custos, e também por ser feito em um momento em que o negócio está em seu início, quando costuma ser o período economicamente mais difícil ao proprietário”, explica.

Até o momento, quatro pessoas já conseguiram o seu Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros junto ao Município. A aposentada Maria Eva de Farias, de 84 anos, foi uma das que solicitaram o serviço na Sala do Empreendedor. Ela abriu um bar no bairro Santa Teresinha, e ficou sabendo da novidade através de um amigo.

“Fui muito bem atendida e a equipe foi muito empenhada, resolvendo minhas pendências rapidamente e de graça. Por isso, incentivo a outros empreendedores para que venham até aqui e também solicitem esse serviço”, celebra dona Maria.

Alex lembra que para ser feito o pedido para o CLCB, é necessário que o proprietário seja MEI ou microempresário com selo da Junta Comercial, para que seja possível solicitar o serviço com isenção de taxa.

“Além disso, a população também pode entrar em contato conosco para sanar dúvidas sobre o que precisa para fazer o seu encaminhamento”, completa o diretor de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Turismo de Taquara.

Mais informações sobre os pedidos deste certificado podem ser consultadas pelo telefone (51) 3541-9200, ramal 216.

Outros serviços prestados

O diretor de Orçamento e Finanças, Rodrigo Petry, complementa que o pedido do certificado é uma das demandas que podem ser solicitadas na Sala do Empreendedor. No local, é possível que os contribuintes façam a emissão de alvarás de localização e sanitário; Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DASN), para quem é MEI; impressão de notas fiscais eletrônicas, entre outros serviços.

“Estamos sempre à disposição para atender gratuitamente os empreendedores do Município da melhor forma”, frisa Rodrigo.

A Sala do Empreendedor está localizada no segundo andar do Centro Administrativo Municipal, junto ao prédio da CICS, na rua Júlio de Castilhos, 2751, no Centro. O horário de atendimento é de segunda à quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h30min, e nas sextas-feiras, das 7h30min às 13h30min.