Prefeitura de Taquara define terças e quintas-feiras como dias fixos de vacinação contra a Covid-19

Campanha permanece nas UBSs Piazito, Empresa, Mundo Novo e Santa Teresinha e manterá datas previstas para a aplicação da segunda dose.
Publicado em 26/10/2021 16:32 | Atualizado em 26/10/2021 21:33 Off
Por Alan Júnior
Foto: Ruan Nascimento/Prefeitura de Taquara

A partir desta semana, a imunização contra a Covid-19 em Taquara entra em uma nova fase. Agora, as terças e quintas-feiras serão datas fixas para a aplicação da primeira dose em pessoas a partir de 12 anos que ainda não se imunizaram, bem como aqueles que estão com a segunda dose ou a dose de reforço atrasadas. A medida implementada pela Secretaria Municipal de Saúde ocorre após o avanço na vacinação no Município. A campanha será nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Empresa, Piazito, Santa Teresinha e Mundo Novo, que são os quatro postos com salas de vacinas na cidade.

Desde o início da vacinação contra a Covid em Taquara, em janeiro, as vacinas eram aplicadas na população conforme o Município recebia as doses, e os eventos de vacinação para a segunda dose eram agendados de acordo com as datas de aplicação da primeira dose. A diretora geral de Saúde, Mariane Farias da Silva, explica que agora, com a campanha avançando principalmente para a segunda dose e a dose de reforço, foi possível programar a longo prazo, permitindo a definição das terças e quintas como dias em que as UBSs com salas de vacinas poderão atender quem precisar receber o imunizante.

“É importante lembrar que também temos aquelas pessoas que já receberam a primeira dose, e que a data marcada para a segunda dose pode não ser em uma terça ou quinta. Portanto, estas datas que estão nas carteiras de vacinação nós vamos manter. Isso quer dizer que em breve haverá semanas em que teremos três dias de imunização”, salienta a diretora.

Próximas datas de vacinação

Na próxima quinta-feira (28), das 8h às 16h, a vacinação em Taquara continua com a aplicação da primeira dose em adolescentes com 12 anos ou mais que ainda não se imunizaram. Pessoas que receberam as vacinas da Pfizer ou da Fiocruz/Oxford/AstraZeneca até 2 de setembro poderão receber neste dia a segunda dose. A dose de reforço do imunizante também estará disponível em idosos com 70 anos ou mais e profissionais de saúde vacinados há seis meses ou mais, e também para imunossuprimidos que tomaram a segunda dose há 28 dias ou mais.

Em novembro, no dia 3, das 8h às 16h, a campanha abrange o público a partir de 12 anos para a primeira dose; vacinados com a Fiocruz/Oxford/AstraZeneca e Pfizer até 8 de setembro, e com a Butantan/CoronaVac até 3 de outubro, para tomarem a segunda dose; e idosos de 70 anos ou mais e profissionais de saúde com mais de seis meses da segunda dose, além dos imunossuprimidos vacinados há mais de 28 dias, para a dose de reforço.

Documentação necessária

Para o público que vai tomar a primeira dose da vacina contra a Covid, é necessário levar documento de identidade com foto e comprovante de residência ou declaração de endereço e cartão SUS em Taquara. Para quem tomar a segunda dose, basta levar a carteira de vacinação e documento com foto. Para a dose de reforço, é preciso estar com a carteira de vacinação e CPF ou cartão SUS em Taquara. Em caso de dúvidas, a comunidade poderá entrar em contato pelo WhatsApp (51) 98924-8784.

Os adolescentes de 12 a 14 anos que ainda não se vacinaram devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Para quem tem entre 15 e 17 anos, não há esta obrigatoriedade.

Todos Contra a Fome

Nos eventos de vacinação, a equipe do Centro de Atendimento de Referência de Assistência Social (Cras) estará presente com a Campanha Todos Contra a Fome. A doação é voluntária e espontânea. Interessados em participar podem contribuir doando alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal e fraldas infantis de todos os tamanhos. As arrecadações serão doadas para famílias em situação de vulnerabilidade social em Taquara.

>> Deixe sua opinião: