
A Prefeitura de Taquara fará uma ação emergencial de recolhimento de materiais volumosos na primeira quinta-feira sem chuva. A atividade será concentrada na zona urbana e terá como objetivo retirar resíduos de grande porte que já foram descartados em vias e áreas públicas.
A iniciativa será realizada pelas equipes da Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal, em parceria com a Secretaria de Obras e Serviços. Os trabalhos percorrerão as principais vias da área urbana onde já foi identificado o descarte de resíduos.
Entre os materiais que poderão ser recolhidos estão móveis, sofás, eletrodomésticos, como geladeiras, fogões e máquinas de lavar roupas, colchões e outros itens de grande porte que não são transportados pelo serviço convencional de recolhimento de resíduos.
Segundo a Prefeitura, a ação terá caráter pontual e emergencial e será destinada exclusivamente aos materiais que já estão descartados nas ruas e espaços públicos. A coleta regular de volumosos permanece suspensa.
A retirada também busca reduzir a possibilidade de que os resíduos sejam carregados pela água durante as chuvas e provoquem bloqueios no escoamento de sarjetas e bueiros, contribuindo para a ocorrência de alagamentos.
O recolhimento será realizado somente na zona urbana. As áreas do interior não serão atendidas nesta ação. A data será definida conforme as condições do tempo, com realização prevista para a primeira quinta-feira sem chuva.


