Prefeitura de Taquara inicia a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19

Idosos residentes de instituições de longa permanência serão os primeiros a receberem a dose extra do imunizante
Publicado em 14/09/2021 14:42 Off
Por Alan Júnior
Foto: Divulgação/Prefeitura de Taquara

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Taquara informa que, a partir desta quinta-feira (16 de setembro), iniciará a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19. O primeiro público-alvo será de pessoas com 60 anos ou mais que residem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), que tomaram a vacina de dose única ou as duas doses do imunizante contra o coronavírus há seis meses ou mais.

De acordo com a secretária de Saúde, Ana Maria Rodrigues, nesta primeira fase da aplicação da dose de reforço, serão 66 doses da vacina da Pfizer distribuídas entre os idosos. Elas foram repassadas pela Secretaria Estadual da Saúde (SEL) especificamente para esta finalidade, de acordo com a Resolução nº 310/21, da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/RS). “Vamos dar início a este público nesta semana de forma gradativa, de acordo com as disponibilidades das doses. Entraremos em contato com os responsáveis de cada ILPI para darmos continuidade a nossa agenda de imunização”, explica.

Vacinação para a primeira e segunda dose

Neste sábado (18), moradores de Taquara com 39 anos ou mais que tomaram a primeira dose da vacina da Pfizer há três meses ou mais poderão completar a sua imunização. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Piazito e Empresa estarão abertas das 8h às 17h para a vacinação contra a Covid-19.

Além disso, pessoas com 18 anos ou mais que ainda não tomaram a primeira dose da vacina poderão ser imunizadas. Para estas pessoas se vacinarem, é necessário levar cópia e original de documento de identidade com foto, comprovante de residência ou declaração de endereço, e cartão SUS em Taquara. Para quem vai receber a segunda dose do imunizante, é preciso levar um documento com foto e a carteira de vacinação.

Nas duas UBSs, integrantes do Centro de Atendimento de Referência de Assistência Social (Cras) estarão presentes neste sábado com a Campanha Todos Contra a Fome. Quem desejar contribuir pode doar alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e fraldas infantis de todos os tamanhos. Todas as doações serão entregues para famílias que estão em situação de vulnerabilidade social em Taquara.

>> Deixe sua opinião: